A verdade bíblica sobre as festas juninas

As festas juninas estão por toda a parte na cidade e estendem até mesmo pelo mês de julho. Mas por que os evangélicos não participam dessa festa? De onde vem essa tradição que ganhou força no Brasil?

A tradição de celebrar o mês de junho é bem antiga. Há mais de dois mil anos, os povos antigos da Europa já festejavam, no mês de junho, o início das colheitas. Fogueiras, danças e muita comida sempre fizeram parte destes rituais pagãos.

No Brasil, a data é celebrada desde 1583. O costume foi trazido pelos portugueses e espanhóis, ainda como uma forma de agradecer pelas colheitas, mas também como uma maneira de homenagear os santos do mês de junho. A comemoração da safra acontecia com cantos, danças, fogos e comidas, integrando a religiosidade e a festividade, a devoção e a distração. Aos poucos, outros elementos foram sendo introduzidos nas festas juninas. A quadrilha, por exemplo, chegou ao Brasil no século 19, trazida pela corte portuguesa.

Hoje, os festejos juninos acontecem em todo o país, com forró, arraiais, fogueiras, fogos, quadrilhas e comidas típicas. Na região Nordeste do Brasil essa festa é muito mais arraigada se comparada às de Brasília, por exemplo.

As festas juninas mais famosas do Brasil acontecem em Caruaru, Pernambuco; Campina Grande, na Paraíba; Mossoró, no Rio Grande do Norte; Juazeiro do Norte, no Ceará; e em Cametá, no Pará. A festa de Caruaru está registrada no Guinness Book, categoria festa country (regional) ao ar livre.

Conheça os santos festejados

Os santos comemorados durante o mês de junho são:

Santo Antônio, celebrado no dia 13;

São João, no dia 24;

São Pedro, no dia 29.

Entenda os símbolos da festa junina

A roupa – Sempre muito coloridas, imitam os caipiras que são os matutos que vivem na roça.

Arraial – Também chamado na linguagem matuta de arraiá, é um largo espaço ao ar livre, cercado ou não e onde barracas, ddecorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro.

Fogueira – A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer. Cada santo tem uma fogueira, sendo a quadrada de santo Antonio, a redonda de São João e a triangular de São Pedro. A fogueira ainda possui outro significado. Para os cristãos, a fogueira está relacionada ao nascimento de São João Batista. Contam os católicos que Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar à Maria, mãe de Jesus, do nascimento de seu filho, João Batista, no dia 24 de junho. Para os pagãos, a fogueira espanta os maus espíritos.

Balões e fogos de artifício – Segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Também é comum as crianças soltarem bombas como buscapé e espada de fogo.

Mastro de São João – É erguido durante para celebrar os três santos ligados aos festejos. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas três bandeirinhas simbolizando os santos.

A quadrilha – Tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a “quadrille”. Veio para o Brasil seguindo o interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX porque, por aqui, interessava tudo que fosse a última moda de Paris.

Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções. Aqui ganhou areas rurais. Por isso os participantes da quadrilha vestem-se de matuto ou à caipira. Dançam em pares. Tem ainda a figura do noivo e da noiva, já que a quadrilha encena um casamento fictício.

O casamento caipira – Faz uma sátira aos casamentos tradicionais, além de banalizar o sentido do mesmo. A noiva está grávida e o pai dela obriga o rapaz a se casar. Na apresentação do casamento, na roça, o noivo aparece bêbado, tentando fugir do altar por várias vezes, sendo capturado pelo pai da noiva que lhe aponta uma espingarda. Este conta com o apoio do delegado da cidade e do padre para que o casamento seja realizado. Após a cerimônia, os noivos puxam a quadrilha.

Músicas – No Brasil a festa ganhou ritmos bem nacionais como o forró, baião, xote, samba-de-coco e as cantigas.

Simpatias – As pessoas que participam podem fazer simpatias e promessas para os santos. As promessas para se casar são as mais frequentes, uma vez que o santo casamenteiro é celebrado na festa.

Uma simpatias muito comum é: moças solteiras que querem casar colocam um figurino do santo de cabeça para baixo atrás da porta ou dentro do poço ou enterram-no até o pescoço. Fazem o pedido e, enquanto não são atendidas, lá fica a imagem de cabeça para baixo.

No dia 13 de junho, é comum ir à igreja para receber o pãozinho de Santo Antônio, que é dado gratuitamente pelos frades. Em troca, os fiéis costumam deixar ofertas. O pão, que é bento, deve ser deixado junto aos demais mantimentos para que esses não faltem jamais.

A lavagem dos santos – É o momento em que as suas bandeiras são mergulhadas em água, para trazer purificação. As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa.

O pau de sebo – É uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. As pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura. Muitas vezes, os participantes vão subindo nos ombros uns dos outros, até conseguirem pegar o prêmio, que acaba servindo para pagar parte de suas despesas na festa.

A pesquisa sobre os símbolos da festa junina foram realizadas nos sites:

http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/festa-junina.htm

http://pessoas.hsw.uol.com.br/festas-juninas4.htm

As festas juninas e a igreja

Os evangélicos não concordam e não participam das festas juninas porque, na verdade, essa é uma celebração a santos. As comidas e as danças, longe de ser apenas uma diversão, são oferecidas a eles.

A festa junina não é cultural, puramente falando. Mas é religiosa, associada ao culto de santos, como os acima citados. Onde um crente protestante poderia coadunar com isso? Ir a uma paróquia participar é meio contraditório. Se for assim, os evangélicos poderiam participar de todo ritual religioso professado no Brasil como ritos de umbanda e candomblé, orientais e outros que também oferecem a deuses e guias comidas e festas. É claro que nenhum evangélico participaria dessa festa com a intenção de praticar a idolatria. Mas tal procedimento, por si só, é condenado pela Bíblia.

A Bíblia é muito clara em relação à idolatria e à exortação a não cultuarmos outros deuses. Para saber mais sobre esses assuntos, leia 1 Sm. 15: 23; At. 17:16; 1 Co. 01:14; e Gl. 5:20. Sobre comida sacrificada aos ídolos, leia At. 15:20; Rm. 14:15-21; 1 Co. 8;10:25-33.

Depoimentos dos pastores

Os evangélicos devem participar das festas juninas?

“A festa junina não é cultural, puramente falando, mas, sim, da cultura religiosa, e da religião cristã católica, associada ao culto de santos, como santo Antônio e outros. Onde um crente protestante poderia coadunar com isso? Quer pamonha, curau, milho verde, cachorro quente? Faz em casa e reúne os amigos. Mas ir a uma paróquia participar é meio contraditório. Se for assim, vamos participar de todo ritual religioso professado no Brasil como ritos de umbanda e candomblé, orientais e outros que também oferecem a deuses e guias comidas e festas.”

Pr. Ricardo Espindola, vice-presidente da Igreja Batista Central de Brasília

“As festas juninas, aparentemente inofensivas, enquadram-se na mesma categoria das outras festas pagãs. A festa junina tem sido uma grande arma na mão do maligno e, por meio dessa arma, tem conseguido atingir milhares de famílias “cristãs”. Aproveito a oportunidade e faço um apelo aos pais, para que evitem que os filhos participarem dessas comemorações promovidas pelos colégios, associações ou outras entidades. Já basta de tantos enganos. Fechemos as portas para essa demônio que sutilmente tem achado brecha nas nossas vidas. A Bíblia diz: “portanto, quer comais ou bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Cor. 10:31). Tudo que fazemos deve glorificar o nome do Senhor. As festas juninas e suas comidas dedicadas ao santo, não glorificam o nome do Senhor. …”Isto é coisa sacrificada a ídolo, não comais (1 Cor. 10:28). A Bíblia ainda diz, em Provérbios 27:20: “O inferno e a perdição nunca se fartam, e os olhos do homem nunca se satisfazem”. Também sabemos que “um abismo chama outro abismo”, como narra o Salmos 42:7.”

Pr. Édio Valença

“A Igreja cristã, a partir do primeiro século, permitiu a miscigenação da cultura pagã com o cristianismo puramente apostólico. O que foi tão durante defendido pela comunidade cristã primitiva logo se perdeu, e a Igreja tornou-se permissiva com as práticas pagãs trazidas pelos novos convertidos gentílicos, que não abandonaram totalmente os hábitos antigos, até que foram oficializadas pelo Império Romano, passando a fazer parte da cultura cristã, recebendo estas festas novos nomes, e assimiladas posteriormente como se fossem puramente cristãs. Com o advento da Reforma Protestante, buscou-se purificar a Igreja dessas e de outras práticas não recepcionadas pelos primeiros cristãos. Entretanto, a Igreja Evangélica, outrora defensora ferrenha da não-contaminação com ídolos e que nunca acolheu costumes reprovados pela Bíblia, foi lentamente infiltrada com o sentimento de banalidade, ao entendimento de que não se está fazendo nada de errado ao participar de uma festa que tem como fundo um culto religioso. Para preservar a liberdade que cada crente deve ter para reger sua vida à luz dos princípios da Bíblia, mas com vistas também a preservar a autoridade da Igreja, que tradicionalmente rejeita os movimentos sincréticos entre seus membros, já que, na melhor das hipóteses, é um culto a um santo (já ignorando a origem pagã da festa), poderia resumir dizendo, como o texto bíblico, “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas (I Co. 6:12).”

Pra. Noêmia Paim

Fonte: IBCB

Published in: on junho 14, 2010 at 22:54  Comments (22)  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/06/14/a-verdade-biblica-sobre-as-festas-juninas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

22 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Perfeito ensino pena q muitos dos nossos irmão estão escandalizando o evangelho e na verdade os q estão fora da igreja sabe q é errado cristão participar ou comemorar esses tipos de festa mas os cristão estão sem noção jesus fala pra não misturarmos o santo com profano mesa de Deus e dos demônios e pensam q estão libertando os q estão fora sendo convidados pelos cristão pra essa festa malignna

  2. Nossa, não fazia ideia

  3. Que benção esse artigo. Tenho um filha de 4 anos e mesmo com quase 32, no evangelho há 25 anos me senti meio perdida no que dizer a ela. Li esse artigo e me senti aliviada em pensar que não estava sendo uma mãe maluca, mas apenas criando a minha filha no caminho em que deve andar, assim nos orienta o Senhor. Que Ele os abençoe e proporcione sabedoria para edificar outros lares.

  4. As festas juninas não são festas em omenargem à Deus e sim aos ídolos. Então biblicamente tudo aquilo que fere os princípios bíblicos e à palavra de DEUS, eu estou fora.

  5. Já usei este estudo outras vezes. Chega esse período do ano, faço tudo novamente. Procuro, leio textos, versículos… para montar a minha defesa do evangelho.
    Fico triste porque ano após ano, os cristãos se mesclam a essas práticas antigas. Mas, agradeço a Deus por pessoas como você que defendem com maestria que não devemos nos a moldar ao mundo.
    Já dei este estudo na nossa igreja, já usei em aula de ensino religioso (rsrs…) É agora será na nossa célula.
    Obrigada!

  6. Infelizmente tem muitos que se dizem cristãos estão se permitindo essas festas juninas em suas igrejas dando outro nome. Festas caipiras para atrairem novos membros, Pode ter certeza que Deus um dia vai cobra-los por isso. Pois a palavra do Senhor diz : todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convém . Todas as coisas me são lícitas mas não me deixarei dominar por nenhuma.

  7. concordo plenamente

  8. excelente estudo.

  9. De que adianta tantas lições aos outros, se não vivem 10% do que se pregam?!

  10. Texto bem esclarecedor, obrigada !

  11. precisava muito destes esclarecimentos muito agradecida

  12. precisa aprender sobre este assunto agradecida pela s referencias biblicas me ajudou muito e obrigado

  13. Por isto e mais coisa nos evangelicos não participamos das festas joninas

  14. Bom dia! Ter conhecimento biblico e muito importante,desde que esses conhecimentos sejam reais,foi o que sentir,e o que estou buscando um aprendizado,vcs sao otimos tem clareza,para interpretar melhor, peguei o artigo e vou acompanhar na biblia,nao sou Evangeliga, sou catolica Espirita, e estou buscando um apredizado novo na minha caminhada pois Deus e maravilhoso deixou para nos o livre arbitrio para as nossas escolhas. Vou continuar lendo as suas postagem e buscando sempre um direcionamento a Jesus Cristo. Porque ele e o unico nao tem outro.parabens!

    • Boa tarde!
      Q bom que está buscando conhecer mais sobre o Senhor e único Salvador!!. Sobre o livre arbítrio, é como a própria fala que tudo é licito, mas nem tudo me convém. Deus é um Deus de princípios, ele ñ invade, ele bata à porta. Se alguém ouvir a minha voz e abrir, entrarei e cearei com ele e ele Comigo (AP: 3-20).
      Ele nos ama tanto, que não nos deixa aprisionados, porém, temos uma liberdade orientada da parte do Senhor. Portanto, se conheço ás ordenanças Dele, saberei o que devo ou não fazer. A palavra pode não parecer mts das vzs tão claras para muitos, mas ela é objetiva. Sim, sim. Não, não. O q passar disso vem do maligno (Mat.: 5-37) Não tem como a gente ser amigo do evangelho. Ou seja, pensar em dar jeitinho para ajusta-lo às minhas conveniências. O Evangelho requer renuncia, abdicação daquilo que queremos em detrimento da vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável. (Rom:12-2)

      A biblia vai nos dizer que Ele é o caminho a vdd e a vida, ninguém vai ao pai se não pelo filho (Jo :14-6). Como tbm, vai nos dizer que o Senhor não divide a sua glória com ninguém ( Is:42-8). Portanto, deixa claro que adorar outros deuses é abominável ao olhos do Criador, pois só Ele é dono da minha, da tua vida e de tudo que existe.

      Espero ter ajudado na contribuição…Bons estudos e excelente busca.

  15. Apaz irmão e irmãs muito escrarecedo esse artigo publicado nesse site obg

  16. Gostei me ajudou bastante

  17. A falta de conhecimento conduz pessoas a aceitarem práticas que aparentemente são inofensivas, mas, que trazem consequências desastrosas para a igreja cristã, haja vista a secularização da igreja que em quase nada tem diferido das práticas mundanas. Os esclarecimentos acima são por demais úteis aos que querem ser fieis a Deus.

  18. GOSTEI DESTE ARTIGO,E CONFESSO QUE NESTES ÚLTIMOS DIAS,MEU CORAÇÃO CHOROU QUANDO PUDE VER COMO AS IGREJAS EVANGELICAS ESTÃO PARTICIPANDO EM MASSA DESTA FESTA.MEU FILHO É FOTÓGRAFO E É CONTRATADO PELAS ESCOLAS E COMO AJUDADORA DELE,ESTIVE EM ALGUNS DESTES EVENTOS,E VI CRENTES ASSEMBLEIANOS,DEUS É AMOR,BATISTAS E OUTRAS..COISA MUITO TRISTE..E O QUE ELES ALEGAM É QUE SE EXISTEM OS ARRAIAS NAAAS PRÓPRIAS IGREJA ,PORQUE NÃO PARTICIPAR NA ESCOLA?..BOM GRAÇAS A DEUS EM MINHA DENOMINAÇÃO AINDA NÃO TEM E NEM PARTICIPAM NAS ESCOLA,DIGO AINDA PORQUE O AMANHÃ SERÁ UMA NOVA GERAÇÃO E NÃO PODEMOS RESPONDER POR ELES,MAS TEMOS ENSINADO E ATÉ ENTÃO DEUS TEM SIDO HONRADO.QUE O BOM DEUS NOS DÊ SABEDORIA PARA NÃO DEIXARMOS QUE O PENSAMENTO VOLTADO PARA OS BENS MATERIAIS,NÃO VENHA NOS IR CONTRA O EVANGELHO GENUINO..PASTORA FLAU IGREJA PRESBITERIANA PENIEL EM MONTES CLAROS

    • GOSTEI DESTE ARTIGO,E CONFESSO QUE NESTES ÚLTIMOS DIAS,MEU CORAÇÃO CHOROU QUANDO PUDE VER COMO AS IGREJAS EVANGELICAS ESTÃO PARTICIPANDO EM MASSA DESTA FESTA.MEU FILHO É FOTÓGRAFO E É CONTRATADO PELAS ESCOLAS E COMO AJUDADORA DELE,ESTIVE EM ALGUNS DESTES EVENTOS,E VI CRENTES ASSEMBLEIANOS,DEUS É AMOR,BATISTAS E OUTRAS..COISA MUITO TRISTE..E O QUE ELES ALEGAM É QUE SE EXISTEM OS ARRAIAS NAAAS PRÓPRIAS IGREJA ,PORQUE NÃO PARTICIPAR NA ESCOLA?..BOM GRAÇAS A DEUS EM MINHA DENOMINAÇÃO AINDA NÃO TEM E NEM PARTICIPAM NAS ESCOLA,DIGO AINDA PORQUE O AMANHÃ SERÁ UMA NOVA GERAÇÃO E NÃO PODEMOS RESPONDER POR ELES,MAS TEMOS ENSINADO E ATÉ ENTÃO DEUS TEM SIDO HONRADO.QUE O BOM DEUS NOS DÊ SABEDORIA PARA NÃO DEIXARMOS QUE O PENSAMENTO VOLTADO PARA OS BENS MATERIAIS,NÃO VENHA NOS IR CONTRA O EVANGELHO GENUINO..PASTORA FLAU IGREJA PRESBITERIANA PENIEL EM MONTES CLAROS

  19. Excelente comentário sobre as festas juninas à luz das verdades das escrituras sagradas. Como povo de Deus, não podemos banalizar os ensinamentos e advertências a respeito deste tema.

  20. Eu não sábia disso sou professora e fazia era ensaiar coms os alunos
    Mas agora para a honra e glória de deus nem que eu seja demitida não participe mais, sou crente desde que nasci e só agora sei detalhadamente o porque e concordo que deus perdoa a minha ignorância que Deus nos abençoe


Deixe um comentário