Não é a árvore que sustenta a raiz

Salmos 1:1-6 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.”

Esse texto mostra, claramente, a guerra entre o bem e o mal e o que o inimigo faz para tomar as almas das pessoas. Uma árvore é composta de raiz, caule, folhas, flores e frutos. O caule é uma estrutura muito importante para os vegetais, pois, além de sustentar o corpo da planta, ainda conduz, da raiz até as folhas do vegetal, todas as substâncias necessárias à sua sobrevivência.

Em Salmos 1:5 esta escrito: “Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.” e podemos perceber que um caminho exclui o outro, ou seja, é impossível ter ou seguir dois caminhos. O inimigo está pronto para matar mesmo e esse Salmos mostra uma guerra espiritual onde o inimigo tenta roubar a sua bênção. Se a sua raiz não estiver forte, você cai! Observe que é a raiz que mantém a árvore de pé e busca a água para alimentar a planta. Como está a sua raiz? E como está o seu caule, ou seja, a sua estrutura espiritual. Você está pronto para ir ao confronto? Você aceita ser podado? A Bíblia compara o homem às árvores e há alguns tipos de caule.

As folhas de uma árvore representam a expressão de uma árvore. As folhas representam as nossas palavras. Você quer conhecer alguém? Escute! Deixe que abra a boca e comece a falar, porque a boca fala do que o coração está cheio. E lembre-se sempre do que está escrito em Mateus 12:36: “Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo.” Entenda que nós prestaremos conta de tudo o que falarmos e o inimigo escuta tudo o que falamos. Nós colhemos o que plantamos e não há atalhos para isso. Devemos falar coisas boas e agradáveis. E quem ama não diz apenas o que você uma pessoas quer ouvir, mas o que ela precisa saber para ser edificada!

E a flor? É na flor que vemos a perfeição de Deus. Ela é linda e perfumada! A nossa raiz deve estar junto às águas, como está escrito no livro de Salmos, e devemos sempre ler a Palavra de Deus para não quebrar os princípios. As flores são o prenúncio dos frutos. Em Salmos 92:12:15 está escrito: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos.”

Deus conta com os Seus obreiros para realizar a Sua obra! Em Cântares 3:8 está escrito: “Todos armados de espadas, destros na guerra; cada um com a sua espada à cinta por causa dos temores noturnos.” Neemias ao refazer os muros da cidade não abriu mão de sua espada que sempre estava em sua mão direita. A mesma promessa que Deus fez a Moisés, fez a Josué e devemos estar preparados para a batalha porque ela é intensa. Em Deuteronômio 7:1 está escrito: “Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu.” Às vezes os nossos inimigos são mais poderosos, mas Deus antecipa as coisas. Se o inimigo ocupa algum pensamento seu, é você quem tem de destruí-lo. Josué, por exemplo, começou a conquistar cidades e conquistou 155 cidades, mas ele teve de enfrentar os Amorreus que eram considerados os táticos da noite por sua habilidade. Eles prepararam uma cilada para Josué, mas Jesus Cristo disse a ele: “Não os temas, porque os tenho dado na tua mão; nenhum deles te poderá resistir.” Josué obedeceu ao Senhor e sabe o que aconteceu? Ele deteve o sol e a lua! Em Josué 10:12-13 está escrito: “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr, quase um dia inteiro.”

Como Deus prepara o Seu exército? É preciso ter comunhão com Ele, porque a visão precisa ser única e às vezes precisa até ser corrigida. Elias precisou corrigir a sua visão, por exemplo. Ele não enxergou que 7000 não haviam se dobrado a Baal. Entenda que aquilo que você precisa fazer Deus não faz! Outro exemplo é Jacó. Ele foi sábio e estratégico. Quando soube que Esaú estava atrás dele, Jacó ordenou que outros dessem presentes a ele em seu nome e isso amoleceu o coração de Esaú.

Deus nos fortalece no deserto, a cada dia, mas tem poder imediato também. Em Lucas 18:35 Deus cura um cego por conta da fé dele. Em Isaías 43 Deus diz para que apresentemos a Ele as nossas causas. E precisamos desafiar a Deus de vez em quando porque tudo o que conquistamos é pela fé. Precisamos crer no milagre e trazer o milagre a existência! Quando você tem fé, você dá estrutura ao caule. Quem não tem coragem de confrontar, nunca resolverá os seus problemas. Como está o seu caule? E as suas folhas? Entenda que Deus coloca pessoas em nosso caminho para dar oportunidade a todos e o nosso caráter é formado através das pessoas que escolhemos seguir.

Flávia Aleixo.

Published in: on setembro 12, 2012 at 13:18  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2012/09/12/nao-e-a-arvore-que-sustenta-a-raiz/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: