O poder de uma amizade

II Samuel 1:26: “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres.”

Quanto vale uma pessoa? Quanto vale uma amizade? Quanto vale um companheirismo? Atualmente tudo caminha para o isolamento das pessoas. Quantas horas você gasta em frente a um computador, por exemplo? Não é tão mais gostoso parar um pouco e nos lembrarmos de que as pessoas existem? Corremos tanto e nos esquecemos de que o mais importante são as pessoas e os nossos relacionamentos!

Deus criou o homem para que ele tivesse um relacionamento com Ele e com as outras pessoas, ou seja, fez ele para ser um ser sociável. Deus criou você para que você se relacione com Ele! Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden e, todos os dias, Deus falava com eles. Observe que quando Deus colocou o homem no jardim, Ele viu que o homem estava só e não é bom que o homem esteja só. Deus não te fez para ficar só! Deus criou Eva para ser a companheira de Adão e depois vieram os filhos e o restante da família. Observe que Adão tinha tudo no jardim, mas faltava alguém para fazer companhia a ele. Você pode ter tudo, mas a coisa mais preciosa que você pode ter são os seus relacionamentos.

Quando uma pessoa está à beira da morte num leito de hospital, e ela sabe que está morrendo, ela não pede para ver seus bens como carro, casa, extrato da conta bancária e etc. Quando as pessoas sabem que estão morrendo a única coisa que elas querem ver são as pessoas que mais amam e as que são mais especiais e importantes para elas. Não existe casamento, Natal, aniversário e nem enterro sem amigos. Ei! Quantas pessoas estarão no seu sepultamento?

A Bíblia conta a história de dois homens que eram muito amigos, Davi e Jônatas. Davi era um simples desconhecido, um plebeu. Jônatas era o filho do rei. Certa vez Davi precisou enfrentar um gigante, o Golias, e ele matou esse gigante. A Bíblia diz que quando Jônatas viu Davi matar aquele gigante, ele se apaixonou por Davi. A alma dele se uniu à alma de Davi. Não estou me referindo à paixão carnal, não me interpretem mal, mas refiro-me a um amor de amigo, um amor verdadeiro, genuíno e puro. A Bíblia diz que ele o amou como a sua própria alma. Entenda que Jonatas amou a Davi como ele amava a si mesmo, ou seja, com o amor de Deus, com um amor que não espera nada em troca, com um amor desprovido de egoísmo, de orgulho, com um amor voluntarioso, com um amor que, simplesmente, dá! A Bíblia diz que eles fizeram uma aliança e a partir desse dia nasceu uma grande amizade entre eles. E como eles viviam essa amizade?

1) Eles davam o melhor de si um para o outro. A Bíblia diz que quando Davi matou Golias e triunfou a sua vitória, Jônatas se aproximou dele e tirou a sua capa, seu cinto, seu arco, sua lança, sua espada, sua armadura e deu tudo a Davi. Através dessa atitude Jônatas fez um ato profético, porque mais importante que ele ter entregado todos esses bens, foi ele ter dado ele mesmo, ou seja, ele entregou o seu coração, a sua presença, o seu tempo, as suas lágrimas, o seu companheirismo, o seu amor, as suas palavras de sinceridade. Quando ele estava com Davi, não estava pela metade, estava por inteiro.

Às vezes estamos em nossas casas, com pessoas que devemos amar, mas não estamos por inteiro. Às vezes não nos damos a essas pessoas. Quantos maridos estão em casa e não se dão às suas esposas e vice versa? Quantos filhos estão em casa e não se dão aos seus pais e vice versa? Elas não se dão e nem se doam porque estão isoladas na televisão, na internet, dentro do quarto e etc. Às vezes estamos juntos dentro de casa, mas não há amizade e nem companheirismo com os nossos familiares. Você sabe quem deve ser o seu melhor amigo? O seu cônjuge, os seus filhos, os seus pais, os seus irmãos e os seus irmãos na fé.

Quantas vezes num momento de luta para Davi, Jônatas deixou tudo para estar com ele? Jônatas disse a Davi: O que você desejar, eu te darei. Perceba o nível de amizade que eles tinham! Será que você, marido, já disse isso a sua esposa e vice versa? A Bíblia diz que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a igreja e se deu por ela, ou seja, até a morte! Será que você tem amado a sua esposa até a morte e vice versa? Esse é o tipo de amizade que vocês têm? A sua alma ama a sua esposa da mesma forma que você se ama e vice versa? E você, mulher? A Bíblia diz que a mulher deve amar ao seu marido e servi-lo como ao Senhor. Se Jesus Cristo chegasse até a sua casa, em carne e osso, como você agiria com Ele? Você daria o seu melhor e não tenho dúvidas disso! Sirva ao seu marido como você serve a Deus.

Quanto egoísmo existe entre nós! Jônatas era o filho do rei, mas ele largava tudo para fazer o que Davi desejava. Há quanto tempo você não age assim com a sua família? É por isso que na Bíblia está escrito: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” Precisamos nos desvencilhar do egoísmo, do orgulho e da soberba para irmos em direção ao nosso próximo. Precisamos abrir mão do nosso “eu”. Faça as coisas sem esperar nada em troca!

2) Eles desejavam o melhor para o outro. Não havia ciúmes entre eles porque eles viviam uma vida sob a perspectiva de Deus. Saul, o pai de Jonatas, pecou contra Deus e Deus disse que ele seria destronado. Deus ainda disse que colocaria alguém melhor que ele no lugar dele. Saul era um homem que não se importava com Deus e nem com as coisas de Deus. Quando Jônatas olhou para Davi, ele percebeu que Davi seria o homem a quem Deus colocaria no lugar de seu pai. Quando Jônatas entregou sua armadura a Davi, ele quis dizer que reconhecia o propósito de Deus para a vida dele. Ele poderia ter agido com um coração egoísta, mas não fez isso. Ele olhou para Davi com os olhos de Deus! Entenda que entre um casal, amigos, pais e etc não existem ganhadores. Quando essas pessoas brigam e discutem só existem perdedores! Jônatas compreendeu isso e não brigou para ter o lugar de Davi. Você seria capaz de agir assim?

Seja um canal de bênção dentro de sua casa! Seja um canal de bênção para a sua esposa ou seu marido! Não reaja às atitudes erradas das pessoas. Quando você reage a uma atitude errada, você permite que essa pessoa te controle. Quando você age a altura daquilo que você sabe que Deus quer que você faça, você está sendo quem Deus quer que você seja!

Quando Davi estava sendo perseguido por Saul, Jônatas não se juntou ao seu pai para matar Davi, mas ele foi até Davi e o fortaleceu em Deus. E ainda disse que ele reinaria em Israel. Que homem é esse? Que coração é esse? Que visão é essa? Que perspectiva é essa? Jônatas abriu mão de seu reinado e o entregou a Davi para que o propósito de Deus fosse cumprido. Como é que você escolheu viver a sua vida? Davi escolheu viver abençoando a vida de seu amigo! Quantas pessoas estão morrendo pelo simples fato de não terem alguém que as escutem? Às vezes o seu marido, esposa ou filho(a) estão morrendo ao seu lado porque você não sabe escutar ao coração deles(as)! Você tem escutado ou se importado com o coração das pessoas que Deus escolheu para serem os seus amigos(as)? Amigo é aquele em quem você pode jogar o joio e o trigo de seu coração, porque com certeza ele jogará o joio fora e te entregará o trigo. Um amigo de verdade sempre vai e ajudar!

3) Eles viviam uma amizade sendo fiéis um ao outro. Os dois eram leais! A lealdade de Jonatas fez com que ele defendesse a Davi mesmo que fosse diante de seu pai, Saul. A Bíblia diz que quando Jonatas morreu, Davi foi fiel a Jonatas fazendo o bem a sua família. Quando Jonatas morreu, Davi se lembrou da aliança que tinha com ele e perguntou se havia alguém da família de Jonatas que ele pudesse abençoar. Jonatas tinha um filho deficiente. Davi pediu para que alguém trouxesse o filho de Jônatas até ele. Davi era o rei de Israel e restituiu ao filho de Jônatas tudo o que ele havia perdido quando morreu. Davi tratou o filho de Jônatas como um de seus filhos por causa da aliança que tinha com ele. Quando Jonatas morreu, Davi escreveu o hino do arco em homenagem a Saul e Jônatas. O que Davi quis dizer no versículo 26 é que perdeu o melhor amigo e que o amor de Jônatas por ele era excepcional.

Os verdadeiros amigos dão sem esperar NADA em troca, porque os verdadeiros amigos, simplesmente, amam…

“Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; e dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso.” Lucas 6:27-36.

Deus, ensina-me a ter um coração como o de Jonatas e de Davi! Dá-me um coração que sirva e que ame as pessoas. Um coração que não revide quando é ultrajado e que não despreze quando for desprezado. Tira toda a maldade e egoísmo de meu coração. Davi era um homem segundo o Seu coração e eu quero ser assim…

Flávia Aleixo.

Published in: on maio 10, 2012 at 14:44  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2012/05/10/o-poder-de-uma-amizade/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Sinceramente esse texto é maravilhoso! Fui confrontada por ele, mas vai provocar mudanças!
    Parabéns!
    Fique na Paz


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: