Decida sarar

II Reis 5:1-14: “E Naamã, capitão do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu Senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; e era este homem herói valoroso, porém leproso. E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã. E disse esta à sua senhora: Antes o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra. Então foi Naamã e notificou ao seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel. Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi, e tomou na sua mão dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupas. E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra. E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim um homem, para que eu o cure da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim. Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profetaem Israel. Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.”

Pare de adiar decisões importantes. Tomá-las custa caro, mas não tomá-las custa tudo. Nós temos o poder de mudar a nossa história através das decisões que tomamos. O mundo está doente, as pessoas estão doentes e elas acham que tudo o que acontece é obra do fatalismo. O diabo roubou da humanidade o poder de decidir as coisas. Somos nós quem decidimos se queremos ficar bem ou mal, mas como as pessoas estão doentes, acham que não podem decidir as coisas e preferem colocar todas as expectativasem Deus. QuandoDeuscriou o mundo, Ele entregou ao homem a capacidade de decidir. Ele pediu para que Adão decidisse o nome dos animais, por exemplo. Entenda que Deus criou os animais e deixou que Adão decidisse o nome deles! Se Ele deixou Adão decidir a criação você acha que Ele não vai deixar que você decida as coisas da sua vida pessoal?

O pior palavrão que você pode usar para “xingar” alguém chama-se “potencial”. Isso significa dizer que a pessoa é uma idiota que pode ser feliz e não é porque não quer! Pare de apostar nos “óbvios”. Invista naquelas pessoas que você olha e pensa: “eu acho que isso aqui não tem muito futuro”. Tome cuidado com o óbvio! As escolhas óbvias são óbvias e tudo está muito óbvio é porque você precisa pensar. As pessoas hoje estão doentes e por isso elas não conseguem mais decidir. Elas acham que tudo é fruto do acaso, do fatalismo, do destino ou então, se não aconteceu, é porque Deus não quer! Você acha mesmo que Deus entregou o Filho dEle para morrer naquela cruz porque não quer te ver feliz, próspero e alegre? Entenda que Deus colocou em suas mãos o poder de decisão. São poucas as coisas que nós não decidimos. Exemplos: Fazer chover, fazer o céu ficar nublado, etc.

Veja algumas provas de que as pessoas estão doentes:

Você consegue ver pessoas que estão felizes com o passado? O diabo tem duas formas de matar uma pessoa: 1) Prender a pessoa no passado, na culpa do que ela fez ou deixou de fazer, 2) Prender a pessoa no futuro, na benção que ainda não chegou ou na bênção que parece nunca chegar. O inimigo não permite que vivamos o hoje, o presente, mas entenda que a única coisa que você tem na vida chama-se hoje. O ontem já passou, ou seja, acabou, e do amanhã você não sabe nada! Você precisa adorar e se entregar a Deus como se fosse a última vez da sua vida.

Você consegue ver pessoas otimistas com relação ao futuro? Você conhece pessoas sorridentes? O rosto é o raio-X da alma. Há doenças silenciosas, doenças que matam sem demonstrar um único sintoma. O acidente vascular cerebral, o AVC, é uma dessas doenças. Há pessoas com AVC na alma e por isso elas não conseguem sorrir. Para elas sorrirem é preciso um motivo grande, ou seja, não conseguem sorrir de besteira, por exemplo. Deus nos fez para sermos pessoas simples. Se a sua expectativa de felicidade resume-se ao sábado ou ao domingo você está perdido. Você precisa aprender a transformar a segunda-feira num dia alegre!

Você conhece pessoas que tomam muitos remédios? É remédio para acordar, é remédio para dormir, é remédio para tudo! Estamos nos tornando “remediólogos”, ou seja, tomando tudo quanto é tipo de remédio para maquiar a doença da nossa alma. A maioria das pessoas vai ao médico hoje e faz um monte de exames e ao receberem o resultado do exame e resposta uma só: Você não tem nada! Entenda que as doenças hoje são no “coração”, na área emocional, e elas estão assim porque querem. A doença vir até nós não é uma escolha nossa, mas a doença ficar em nós é uma escolha nossa.

Você consegue perceber o quando as pessoas estão com estafa e que dão “piti”? As pessoas estão cansadas. Você conhece pessoas que gostam de si mesmas e que se acham bonitas? As pessoas hoje se odeiam com paixão. As pessoas são capazes de se olharem no espelho e pensarem: Deus errou! “Gente feia” está de bem com a aparência, mas apenas as “pessoas bonitas” andam estressadas.

As pessoas vivem hoje no “piloto-automático”! Elas não enxergam mais o que estão fazendo! Os médicos americanos, atualmente, não conseguem mais catalogar a quantidade de “novos medos” que surgem a cada dia no mundo. Você já viu pessoas que têm medo de se relacionarem com outras? A primeira coisa que adoece as pessoas é o abuso, ou seja, é a pessoa fazer algo que não foi feito para ela fazer. Isso oprime e mata! Outra coisa que nos adoece são as palavras que ouvimos. “Seu burro!”, “sua idiota!”, “não tem uma pessoa nessa casa que preste!” e por aí vai…

Outra coisa que adoece as pessoas é não ter perspectiva de quando a resposta virá. A Bíblia diz em Provérbios que a esperança que demora mata a alma. A solidão também adoece as pessoas. A decepção com aquela meia dúzia de pessoas que têm o poder de mudar a nossa história, a nossa família, por exemplo. Pode o mundo inteiro falar mal de você que nada mudará a sua vida, mas se as pessoas mais próximas não fazem isso, isso te mata por dentro. A competição também adoece as pessoas, mas a competição é algo que não pode existir dentro do Reino de Deus. Entenda que nesse segmento existem apensa duas categorias: Ele (Deus) e o resto! Outra coisa que adoece é não buscarmos a Deus. A alma de muitas pessoas está empoeirada porque elas insistem em não ter uma vida de oração e nem de leitura da Palavra de Deus. Outra coisa que nos adoece são os ambientes doentes. A inércia também adoece. Entenda que o uso mantém a saúde! Você toma uma decisão e Deus abençoa a sua decisão. Deus não decide por nós!

Mas o que mais adoece as pessoas chama-se pecado. O texto que lemos sobre Naamã mostra exatamente isso. Um homem que era herói fora de casa e doente dentro dela. Você consegue perceber que a sociedade está assim? Você consegue enxergar que as empresas viraram religião? Elas te dão metas e você que se vire para dar conta de tudo! Você consegue perceber que os patrões viraram pastores e líderes religiosos? Eles cobram metas das pessoas e elas que se virem. E ainda há um agravante: Se essas pessoas não se policiarem, viverão 24h por dia conta disso. Atualmente somos tentados a sermos o melhor que podemos ser fora de nossas casas, mas dentro dela é que as doenças aparecem. Naamã era o maior homem da Síria, o rei da Síria amava Naamã, mas dentro de casa, Naamã era uma pessoa doente. É dentro de casa que as nossas doenças aparecem. É dentro de casa que aparece o nosso temperamento ruim, a nossa chatice, a nossa carnalidade, a nossa incredulidade, os nossos palavrões e isso é uma tragédia! Se há um lugar que precisamos estar bem é dentro de nossas casas. Naamã DECIDIU SARAR. Decidir sarar é muito mais do que decidir sarar, ou seja, é reagir, é DECIDIR!

Decidir resume-se a três coisas: 1) Admitir: Naamã admitiu que era leproso. Deus não trabalha com pessoas que não admitem suas fraquezas. 2) Acreditar: Naamã acreditou na palavra da menina escrava e sem nome. Sabe qual é o nosso problema? Acreditar que Deus não tem a solução para o nosso problema. Nós reduzimos o poder de Deus e acreditamos tanto nisso que isso acontece. 3) Agir: Naamã esteve ao lado do rio e ainda assim não quis mergulhar. Ficou indignado porque o profeta não foi falar com ele. Decida mudar hoje mesmo!

Você sabe o que nos sara? 1) Ser uma pessoa grata: Tire os olhos daquilo que você ainda não alcançou e olhe para as coisas que você já alcançou. Pense agora no Deus que te ajudou a alcançar tudo o que você já tem e agradeça a Ele por tudo o que você tem. Quando você faz isso a sua alma fica liberta. As pessoas hoje não agradecem a Deus por nada, ou seja, tudo o que acontece na vida delas é fruto da força do próprio braço. Agradeça a Deus pelas coisas que você tem! 2) Não dê moral para o seu problema: As pessoas precisam começar a falar das coisas boas que acontecem na vida delas e aprender a perder o medo do “olho grande” das outras pessoas. Quando Deus te abençoa, você fala para as pessoas que Ele te abençoou? Os problemas diminuem de tamanho quando começamos a não falar mais neles. Entregue os seus problemas para Deus e viva a sua vida. 3) Não passe a sua ferida para frente: Jesus estava todo ferido na cruz e naquela hora disse: Pai, perdoa-lhes. Eles não sabem o que fazem! Jesus assumiu a Sua dor. Ele não repassou a Sua dor a ninguém! Você vai continuar a culpar os outros pelo que acontece em sua vida? Assuma as suas responsabilidades e não passe para frente a doença que estão causando em você. Não use contra os seus inimigos as armas que eles usam contra você. Se eles usarem a fofoca, por exemplo, não faça o mesmo. Use a “arma” do amor. Cante louvores! Não se afaste das pessoas! Se foram pessoas que te adoeceram, são elas que vão te curar. Outra coisa que sara é ficar ocupado. Faça alguma coisa, tenha utilidade! Você quer sarar? Comece a sarar os outros! Você está doente? Vá aos hospitais e visite pessoas doentes. Entenda que você não precisa estar bem para fazer o bem às outras pessoas. Aprenda a perdoar! Não decidir já é decidir. Decidir é com você, mas sarar é com Deus! Olhe para Jesus Cristo porque Ele te sara. Nós precisamos do Senhor para mudar aquilo que não está certo dentro de nós. Jesus foi ferido para nos sarar. Há pessoas com o corpo perfeito e a alma e o coração doentes. E há pessoas com o corpo doente e a alma tão sarada… assista a este testemunho e entenda, perfeitamente, o que significa ter um corpo doente e ter uma alma sarada:

Você decide ser um vitorioso ou uma pessoa sarada? Você doente não muda nada, mas você sarado pode mudar a história desse mundo. Se Naamã já era vitorioso mesmo quando esteve doente, imagine o que ele fez quando ficou sarado!

E eu peço, em nome de Jesus Cristo, que você, leitor do meu blog, não queira apenas sarar, mas DECIDA SARAR! Deus te abençoe.

Flávia Aleixo.

Anúncios
Published in: on abril 30, 2012 at 06:42  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2012/04/30/decida-sarar/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Sem muitas palavras. Vídeo comovente. Senti vergonha da minha passividade, inoperância e ingratidão!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: