Caminho para os Lugares Altos

O pastor Júnior Sipaúba convida para o lançamento de seu segundo livro: “Caminho para os lugares altos”, dia 04 de abril, no Café com letras.

“Melhor do que achar água no deserto é descobrir o caminho que o leva definitivamente para fora dele”, diz o pastor Alcides Martins Jr. no prefácio. O livro é fruto de anos de estudo e pesquisa em áreas como teologia, psicologia e ética. Além do acúmulo de experiências em aconselhamento feito em seu gabinete pastoral e fora da própria igreja: “O livro trata mais do aconselhamento que acontece muitas vezes na informalidade da vida: no vento gostoso de uma caminhada, numa refeição despretensiosa, no relacionamento interessado pelas pessoas”, diz Júnior Sipaúba.

Jovem, inspirado e carismático, ele consegue, sem adotar um comportamento convencional – e com muito bom humor – instigar curiosidade sobre a espiritualidade que o cerca. Especialmente, quando se observa que ele procura agir em sua vida pessoal e profissional, de acordo com as atribuições e sacrifícios inerentes às palavras que professa. Júnior Sipaúba é um homem de fé.

Mas, para quem imagina que Caminho para os lugares altos é um livro de autoajuda, a surpresa é ainda maior. Autoajuda, como ele mesmo descreve no início do livro, é o caminho que exige “pouco esforço e muitos resultados positivos”. E como o próprio título diz, a ajuda aqui, vem “do alto”.

O livro é direcionado principalmente para pessoas que, como ele, atuam na área de aconselhamento. Cuidadoso, ele aproveita os conhecimentos adquiridos no mestrado e imprime a essa atividade que parece simples – e passível de ser executada por qualquer pessoa – a pesquisa e complexidade necessárias à grande responsabilidade de aconselhar seres humanos.

“O aconselhamento é mais uma técnica ou arte que uma profissão e deve ser empregado como parte de uma responsabilidade mais coerente com profissões cujo objetivo principal são pessoas. Isto é, no trabalho de médicos, professores, pastores, assistentes sociais”. Rollo May.

A obra passeia de forma didática por pensadores como Freud e Cushnir, além de Carl Rogers. De leitura agradável e muito abrangente, o livro é escrito em narrativa inteligente e bem humorada, que torna leve temas por vezes bastante áridos.

Com honestidade, ele faz ainda um alerta para os conselheiros que depois de horas de atendimento, passam a acreditar que de fato são possuidores de uma “excelência” tamanha que lhes permita desprezar o comportamento ético na vida pessoal ou familiar, essencial para quem atua nessa área. Chamando a atenção para a necessidade que o conselheiro tem de, periodicamente, voltar-se para uma autoavaliação.

Ética, por sinal, é uma palavra que tem muita importância para este professor que lecionou o tema para alunos de várias faixas etárias. E para Sipaúba, “se a epistemologia se ocupa daquilo que é verdadeiro e a ontologia daquilo que é real, então, por sua vez, a ética trabalha com aquilo que é bom”. Talvez, essa seja a missão do livro Caminho para os lugares altos, aproximar conselheiros e aconselhados do caminho do bem.

No dia lançamento haverá um bate-papo com o autor que será intercalado com apresentação musical de Toninho Maia, acompanhado por outros músicos, com repertório variado da MPB, rock e pop nacional. O evento é gratuito, mas é necessário fazer reserva.

José Sipaúba Costa Júnior é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, formado em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, Licenciado em Ciências pelo UniCeub, Mestre em Aconselhamento pela Faculdade Teológica Batista de Brasília, Pós-Graduado em Teologia Urbana pela Universidade Filadélfia de Londrina, Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Filadélfia, Formado em inglês pela Casa Thomas Jefferson. Faixa-preta 1º Dan pela Confederação Brasileira de Taekwondo leciona há mais de 15 anos Ética, Ensino Religioso, Matemática, Hebraico e Aconselhamento.

Noite de autógrafos e bate-papo com Sipaúba Jr
Local: Café com Letras, 203 sul, Bl. C Lj. 19
Data: 04 de abril, quarta-feira
Horário: 20h

Para participar do evento, é necessário confirmar presença, já que a casa tem espaço limitado a 60 pessoas sentadas. As reservas podem ser feitas pelos telefones: 33224070 / 33225070.

Flávia Aleixo.

Published in: on abril 3, 2012 at 06:50  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2012/04/03/caminho-para-os-lugares-altos/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: