Há dois caminhos. Qual deles seguir?

Mateus 7:13-14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Este é um tempo de avivamento. Os avivamentos começaram através da igreja e no meio da igreja. Começou em Mateus 3 quando João Batista preparou o caminho para Jesus. Em João 4, com a mulher de Samaria que sai para anunciar e testemunhar o Evangelho de Cristo. Na igreja de Atos quando o fogo desce e a palavra de Joel 2 se cumpre, ou seja, os grandes avivamentos não precisam de um show e nem de uma pirotecnia para acontecer. O avivamento é simples, ele passa por igrejas e pessoas. O avivamento começa quando escolhemos o caminho e direção que vamos seguir.

Há 2 caminhos: O caminho largo e o caminho estreito.

O caminho largo é aquele que está escrito em Provérbios 14:12: “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.” O apóstolo Paulo diz que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável e isso está escrito em Romanos 12:2: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Em Mateus 6:10 Jesus Cristo nos ensina a orar e nessa oração Ele diz: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu”. O caminho largo é aquele em que a entrada chamativa, atrativa. É aquele em que pode tudo, tudo te da prazer, não há cobrança e nem confronto. É o caminho de descida, porque nele não há subidas, ou seja, nele você não precisará fazer esforço algum! Ele é apenas uma reta que desce. Nele há muita comodidade, “delícias absolutas”, é só alegria, apenas satisfações. É o caminho em que alguém sempre terá um copo de cerveja para te oferecer, por exemplo! Nesse caminho nós não precisamos escolher os amigos porque todos servem! Ninguém quer saber de Deus! Mas esse caminho vai afunilando e NINGUÉM te fala isso na entrada da porta, porque a conta sempre chega. As dores chegam! A Bíblia diz para que não desprezemos os pequenos começos.

O caminho estreito é aquele que está escrito em Hebreus 10:19-23: “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne. E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa. Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” Quem abre a porta estreita é Deus! Esse caminho já começa com uma subida muito ingrime porque quem segue ele terá uma vida de renúncia. Para conseguir subir essa subida será preciso deixar muitos pesos que podem ser coisas que estão dentro de você. Entenda que Evangelho de Cristo não é um evangelho social, mas um evangelho de transformação! Na multiplicação dos pães e peixes você aprende que o verdadeiro pão é o Pai Celestial quem dá. E esse é um pão que você vai comer e nunca mais sentirá fome. Você se tornará um modelo, um padrão e você se tornará alguém que ministrará na vida de muitas pessoas e as ajudará. É nessa porta que devemos conservar virtudes e fazer escolhas. Abrir mão das escolhas e razões em detrimento do irmão, por exemplo. Em Romanos 12:9-10 está escrito: “O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Mas isso não significa que você tenha te aguentar um(a) “irmão(a)” picareta que não quer mudar de vida! Dê incentivos para que essa pessoa queira mudar, para que ela enxergue qual é o caminho. Em Deuteronômio 30:1 está escrito que as pessoas têm a opção de escolher o que elas querem: “E será que, sobrevindo-te todas estas coisas, a bênção ou a maldição, que tenho posto diante de ti, e te recordares delas entre todas as nações, para onde te lançar o Senhor teu Deus.” Entenda que a oração + ação é = ao resultado! Sabe como você vai saber se Deus está na vida de uma pessoa? Quando você enxergar o Senhor na vida dela.

Talvez você precise fazer uma escolha hoje, mas aprenda que o seu socorro vem do Senhor, do Criador de todas as coisas. Entenda que Ele não é um bom patrão, mas Ele é um bom pastor. Se você permitir que Ele seja o pastor de sua vida, nada te faltará! Se você entrar pela porta estreita, você chegará a um lugar onde você não gostaria de estar, é verdade! E por muitas vezes você não entenderá muitas coisas, mas aprenda de uma vez por todas que a matemática de Deus é diferente da nossa!

Por que estreitar o caminho? Porque essa é a única forma de servir ao Senhor.

Se o seu passado for bom faça o que está escrito em Lamentações 3:21: “Quero trazer a memória aquilo que me dá esperança.”

Se o seu passado for ruim faça o que está escrito em Filipenses 3:13-14: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim. Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”

Quando você passa pela prova e é aprovado, você tem a vitória, você vence a luta.

Afaste-se das coisas que o mundo oferece! O pecado é bom? Sim, mas o salário do pecado é a morte. Passe pelas perseguições. Aceitar um chamado implica em suportar a provas, o escárnio, as traições das pessoas sim, mas Jesus Cristo venceu o mundo!

Talvez você esteja fazendo tudo certo, mas Deus diz: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer.” Você precisa se posicionar e obedecer à Palavra de Deus. Deus quer mudar a realidade de dentro de você! Cale todas as vozes e escute o que Deus tem para dizer a você. Perseverar é conseguir ser sal nesse mundo sem gosto. Não perca tempo em sua vida. Nós temos a necessidade de perseverança. Aquele que perseverar a té o fim será salvo.

Faça a escolha certa. Escolha a porta estreita!

O avivamento acontecerá! Em I Coríntios 2:9 está escrito: “As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.

Flávia Aleixo

Published in: on fevereiro 6, 2012 at 07:37  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2012/02/06/ha-dois-caminhos-qual-deles-seguir/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: