Você é uma pessoa enrolada? Deixa Deus te desenrolar…

Texto base: João 4:1-26.

O ser humano está enrolado em si mesmo. O pecado fez com que o homem ficasse enrolado nele mesmo. O homem está mais inteligente, mas mal sabe resolver os seu problemas! Há homens que sabem as coisas mais profundas do Universo, mas não sabem como educar um filho, por exemplo.

Nesse texto Jesus encontra uma jovem e desenrola a vida dela. Quais as áreas da vida dela que estavam enroladas? Quais as áreas de sua vida que estão enroladas? Vamos por partes!

Em João 4:9 está escrito: “Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).” Esta mulher tinha uma crise séria de identidade. Ela não se aceitava porque era samaritana. Ela não gostava dela. Renato Russo já dizia: “nos deram espelhos e vemos um mundo doente!” As pessoas não gostam de si mesmas. As pessoas estão em crise com elas mesmas. Pessoas que se acham feias, burras, comuns… É impressionante! Você não acredita em NADA do que Deus diz sobre quem você é, mas dá ouvidos às pessoas que te colocam no chão.

No versículo 11 está escrito: “Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?” Esta mulher tinha uma crise com o próximo. Ela não confiava em ninguém. Se você quer ser feliz nesta vida, você não pode perder a esperança de acreditar nas pessoas. Não imponha sobre os outros uma desgraça que é só sua! Quando Deus nos abençoa ele não usa celular, papel, rádio, etc, ele usa gente, pessoas. Você não pode fechar esta porta!

No versículo 15 está escrito: Disse-lhe a mulher: “Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, e não venha aqui tirá-la.” Esta mulher era enrolada no seu trabalho, na sua renda, ou seja, ela estava tomada pelo tédio e não ganhava nada. Ela fazia isso para sustentar um homem.

Nos versículos 16 à 18 está escrito: “Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” Esta mulher era enrolada na sua vida sentimental e sexual. Ela tinha ROLO! Exatamente igual àquelas pessoas que pegam o que sobra nas baladas. ACORDA! Você está literalmente vivendo isto: Caso, logo existo. Não caso, logo suicido! Ei! Você nunca será apaixonado pelo noivo da terra enquanto não for apaixonado(a) pelo noivo de céu!

Nos versículos 19 e 20 está escrito: “Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.” Esta mulher estava enrolada na sua fé. Sabia que é muito mais inteligente você fazer as perguntas certas do que ter as respostas? Ela tinha uma dúvida sobre a fé. A Bíblia diz que quem está sem Cristo é um leproso e não que quem está sem marido ou esposa é leproso e anormal. Pare de acreditar nas mentiradas essas novelas ensinam!

No versículo 25 está escrito: “A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.” Esta mulher não tinha a capacidade de reconhecer quem era Deus. Jesus estava ao lado dela e ela não enxergava! A maior tragégia da vida é sofrer com Cristo ao seu lado!

No versículo 6 está escrito: “E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta.” Jesus estava cansado e com sede, mas o estado em que essa jovem se encontrava incomoda mais a Jesus! Deus está incomodado com o seu pessimisimo e falta de fé! Quando alguém te chamar de “potencial”, diga que você é o que Cristo diz quem você é e que ainda tem muito o que aprender e melhorar. Seja humilde! Qualquer área de sua vida que você não gosta de falar é porque ainda não está resolvido dentro de você.

No versículo 7 está escrito: “Veio uma mulher de Samaria tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber. Entenda que Jesus puxa papo conosco e é o próprio Deus quem te chama para ler isso tudo! Ele não é homem de fazer rodeios. Jesus é o assunto da sua vida, é simples e que matar a sua sede! Jesus puxou esse assunto com ela, sobre água, por causa disso. Entenda que tirar água do poço era o assunto principal da vida dela, mas mesmo assim ela não conseguiria matar a sede de Jesus. Isso aconteceu para mostrar a ela que ela era enrolada até no que ela pensava dominar!

No versículo 10 está escrito: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” Jesus ofereceu o alívio a esta mulher, ou seja, ofereceu o que ela não poderia dar nem a ela e nem a ninguém! Jesus é o desempenador de almas!

No versículo 13 e 14 está escrito: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.” Existe algo que alguma mulher goste mais do que uma promessa ao pé do ouvido? Deus disse: O que vou te dar não é um paliativo, mas o Espírito Santo! Vou tirar você da beira desse poço e vou fazer um rio dentro de você!

No versículo 16 está escrito: “Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá.” Viva desenrolado(a)! Cristo desenrolou a vida dessa jovem sozinho para que ela desenrolasse a vida de tantas outras pessoas sozinha também! Só pode curar quem está curado. Doença contamina, saúde não!

No versículo 17 e 18 está escrito: “A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade.” Esta mulher contou a Jesus o dilema dela. Liberte-se dos seus rolos!

Nos versículos 21 à 24 está escrito: “Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jesus respondeu as dúvidas teológicas desta mulher. Ele tirou ela da religião e levou-a à adoração. O que importa para Jesus é que você seja um(a) adorador(a) onde você estiver. A adoração é o amor deLe manifestado.

No versículo 26 está escrito: “Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.” Jesus fez, literalmente, um “streeptease” a ela. Ficou escandalizado(a). Pois é… Podemos usar as palavras da imundície para o bem também! A maldade está dentro de você! Liberte-se disso! Jesus se revelou a ela…

No versículo 27 está escrito: “E nisto vieram os seus discípulos, e maravilharam-se de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe disse: Que perguntas? ou: Por que falas com ela?” Jesus curou uma mulher enrolada e neste momento chegaram 12 enrolados! Os discípulos não gostaram de ver Ele conversando com ela.

Nos versículos 28 à 30 está escrito: “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele.” A mulher saiu do poço e foi até a cidade para falar de Jesus. Ela falou à TODAS as pessoas. Observe que os discípulos saíram para comprar comida e voltaram sem ninguém!

Versículo 39: “E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: Disse-me tudo quanto tenho feito.” Esta mulher foi desenrolada e desenrolou um monte de gente também! Ela descobriu a missão de sua vida que era levar às pessoas a água da vida e contar a essas pessoas no que Jesus Cristo a havia tornado. O maior sinal da presença de Deus na vida de uma pessoa é a ALEGRIA. Aquela água mudou até de sabor! Ela passou a confiar mais nas pessoas e se desenrolou. Enrolar-se é cíclico! O segredo para não ser uma pessoa enrolada é ir para a tenda do encontro e encontrar-se com Deus no secreto. Quem não dá xilique diante de Deus, vai passar vergonha quando der xilique diante dos homens!

Deixe Jesus Cristo te passar a limpo! Seja a mulher ou o homem dos olhos de Deus.

Flávia Aleixo.

Anúncios
Published in: on janeiro 26, 2012 at 07:41  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2012/01/26/voce-e-uma-pessoa-enrolada-deixa-deus-te-desenrolar/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. Muito bom este estudo. Eu nunca tinha analisado por este ângulo. Que Deus lhe abençoe!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: