Curadores russos são condenados por incitar ódio religioso

Dois curadores russos foram condenados em Moscou a pagar multas pela exposição “Forbidden Art 2006”, que reunia obras banidas por museus dos país.

Yuri Samodurov, ex-diretor do Museu Sakharov, e o curador Andrei Yerofeyev terão de pagar US$ 6.500 e US$ 4.800 por mostrar trabalhos considerados ofensivos.

Entre eles, havia uma justaposição da imagem de Jesus Cristo com os arcos dourados do McDonald’s e um corpo de Jesus retratado com a cabeça do personagem Mickey Mouse, da Walt Disney.

Outro trabalho, considerado ofensivo a muçulmanos, mostrava a atriz Marilyn Monroe de saia levantada usando o véu tradicional da religião.

Segundo os curadores, as imagens pretendiam criticar o materialismo da sociedade russa, mas a acusação argumentou que as atividades dos dois eram extremistas e pretendiam incitar o ódio entre religiões.

Samodurov já havia sido condenado por motivos semelhantes em 2005, então por causa da exposição “Caution, Religion!”, realizada em 2003 também no Museu Sakharov.

Fonte: Folha.com

Published in: on julho 15, 2010 at 06:42  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/07/15/curadores-russos-sao-condenados-por-incitar-odio-religioso/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: