Autor de Aquarela do Brasil é condenado por plágio

O Superior Tribunal de Justiça manteve o acórdão que condenou o escritor Lauro César Muniz, da TV Globo, a indenizar em 285 salários mínimos a escritora Eliane Ganem por plágio observado na minissérie Aquarela do Brasil, que foi exibida em 2000. Falhas no Recurso Especial observadas pelo relator, ministro Luis Felipe Salomão, levaram à sua rejeição. Segundo o ministro, o recolhimento das custas judicias não foi observado e nem o porte de remessa dos autos mediante a Guia de Recolhimento da União, conforme estabelece a Resolução 1 do STJ.

A escritora afirma que entregou a diretores da TV Globo, antes da produção da minissérie, roteiro com o mesmo nome e a mesma história, que não foi aceito. A defesa do escritor da minissérie sustenta que a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro contrariou o Código de Processo Civil. Inicialmente, o TJ fluminense julgou improcedente a ação movida pela escritora. Ainda cabe recurso da decisão de segunda instância.

Coincidências

No recurso ao STJ, os advogados de Muniz argumentaram que a escritora teria apresentado um roteiro de onze páginas à emissora, quando a história transformada em minissérie consiste numa obra de 1.800 páginas. Enfatizaram ainda que, embora os dois trabalhos abordem o mesmo tema, trata-se de um assunto “relativamente banal e comum”, por destacar fatos relevantes na vida dos brasileiros que podem suscitar coincidências em obras diversas, a exemplo de outras minisséries exibidas pela mesma emissora.

Fonte: Consultor Jurídico / Assessoria de Imprensa do STJ

Anúncios
Published in: on maio 20, 2010 at 10:52  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/05/20/autor-de-aquarela-do-brasil-e-condenado-por-plagio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: