Quem se coloca contra ficha limpa tem medo, diz presidente da CNBB

O presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, afirmou nesta quinta-feira (13) que os políticos que colocam obstáculos à aprovação do projeto ficha limpa têm medo porque teriam “ficha suja”. O projeto proíbe a candidatura de políticos condenados na Justiça em decisão colegiado em processos ainda não concluídos. A proposta foi aprovada na Câmara nesta terça-feira (11) e a CNBB deseja uma tramitação rápida no Senado.

Dom Geraldo destacou que o projeto é “a favor da sociedade” e questionou políticos contrários à idéia. “Para mim, parece que quem se coloca contra o ficha limpa esta

O presidente da CNBB afirmou ainda que o fato de o projeto ser discutido em ano eleitoral pode funcionar como elemento de pressão sobre os senadores. “O eleitor precisa ficar vigilante. Agora, será que o senador que dificultar a aprovação do ficha limpa se candidatando teria o apoio do eleitor? Se está contra, será que não tem ficha suja?”.

Ele destacou o apoio popular do projeto, que foi protocolado com mais de 1,6 milhão de assinaturas, e disse acreditar que isso pode sensibilizar os senadores. “Deus queira que o Senado seja sensível”.

O secretário-geral da entidade, Dom Dimas Lara Barbosa, destacou que o desejo é fazer com que o projeto valha já para as eleições de outubro deste ano. Para isso, acredita, o texto teria de estar sancionado até 9 de junho. Há questionamentos, no entanto, se a votação até esta data garante a aplicação e a decisão será do Judiciário.

Orientação aos eleitores

O presidente da CNBB afirmou ainda que a Igreja vai orientar seus fiéis durante a eleição a votar em candidatos que sigam seus princípios. “O católico não deve depositar sua confiança e dar uma procuração a quem defende posições opostas às da Igreja Católica”.

Dom Geraldo destacou que a CNBB já se manifestou sobre o tema em uma declaração sobre o momento político divulgada na quarta-feira (11). O texto pede que os católicos “participem e expressem, através do voto ético, esclarecido e consciente, a sua cidadania nas próximas eleições, superando possíveis desencantos com a política, procurando eleger pessoas comprometidas com o respeito incondicional à vida, à família, à liberdade religiosa e à dignidade humana”.

Fonte: G1

Published in: on maio 14, 2010 at 11:30  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/05/14/quem-se-coloca-contra-ficha-limpa-tem-medo-diz-presidente-da-cnbb/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. A posição dele não poderia ser diferente!! Tem que dizer isso pro Bispo de Olinda que excomungou o médico por ter salvado a vida daquela menina de 9 anos, executando o aborto do feto que estava na barriga dela, e ainda em virtude de abuso sexual… e ainda disse que o estuprador merecia mais o “perdão” da Igreja do que o médico.

    Não me esqueci disso não!! Tem é que unificar os discursos, para, pelo menos, parecer menos incoerente a tal posição da Igreja!!

    Bjs!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: