Benção eletrônica avança nas igrejas

Acompanhar os avanços tecnológicos nunca foi o forte das igrejas. Mais preocupadas com o mundo espiritual, elas sempre apresentaram uma certa lentidão e resistência em incorporar as novidades do mundo eletrônico. No entanto, nos últimos anos, a religião tem usado a tecnologia em um ritmo mais intenso em seu trabalho de evangelização e de divulgação das atividades realizadas dentro e fora dos templos.

Até há alguns anos, o rádio e a TV, em menor proporção, eram os dois principais meios eletrônicos utilizados pelas igrejas para se comunicar com os fiéis e alcançar novos adeptos. Hoje, as possibilidades são bem maiores. A diversidade de meios e caminhos oferecidos especialmente pela Internet abriu um leque nunca antes visto. Ferramentas como e-mail (para citar a mais antiga), blog, Twitter, Facebook, Orkut, radioweb, webTV, entre outras que surgem a cada dia, estão sendo exploradas, em menor ou maior intensidade, para levar a palavra de Deus a todo o mundo.

Aproximadamente, nove em cada dez igrejas têm website, onde são informados os dias e horários das reuniões, telefones para contato, comunicados, calendário de eventos e fotos, entre outros serviços.

A Igreja Bola de Neve, por exemplo, que tem um público predominantemente jovem em seus cultos, utiliza-se de páginas no Twitter, no Orkut, no MSN e até mesmo de chat (sala de bate-papo online) para a comunicação entre membros e com as pessoas de fora (curiosos e simpatizantes). No site, há ainda a opção de ouvir as pregações feitas em cultos recentes.

“Essas ferramentas nos auxiliam na comunicação com as pessoas de outras cidades, de outras religiões ou de nenhuma religião”, diz a secretária Denise Goulart Soares, que faz parte da igreja.

Até mesmo a Igreja Católica, que por muito tempo relutou em incorporar os avanços tecnológicos em seu trabalho, rendeu-se à evangelização multimídia. No mês passado, durante evento na Itália, o papa Bento XVI convidou a Igreja Católica a aderir às novas tecnologias, como a Internet.

“Sem temores, temos de nos aventurar no mundo digital, de coração aberto e com a mesma paixão que há 2 mil anos conduzimos a barca da Igreja”, disse o pontífice aos participantes do evento. Embora tenha advertido sobre os perigos existentes, como o controle das pessoas e o relativismo moral e intelectual, o papa ressaltou que “os meios modernos estão há tempos inseridos em nossas vidas”.

Mundo virtual

Mas mesmo antes do pronunciamento do papa, a Diocese de Bauru já havia se aventurado no mundo virtual. De acordo com a assessora de imprensa, Aline Mendes, várias paróquias da cidade têm comunidade no Orkut, outras possuem ou estão criando blogs, onde convidam o visitante a uma reflexão à luz da Bíblia sobre os assuntos mais relevantes do momento.

O site da Diocese foi criado em 2003. No início, o índice de acesso era de 60 visitas por dia. Hoje, está em torno de 600. Por meio da Internet, as paróquias divulgam textos para evangelização, comunicados, notas de falecimento, quermesse, etc.

“Atualmente, a comunicação dentro da igreja se faz muito por meio da Internet”, afirma Aline. “Tem gente do Brasil inteiro que se cadastra para receber notícia por e-mail da Diocese de Bauru, inclusive do Exterior”, revela.

Existe até um estúdio dentro do Santuário do Sagrado Coração que transmite ao vivo a missa de sábado à noite. Depois da missa, tem mais uma hora de programação com música, informativos e entrevistas abordando temas variados.

O sinal é transmitido pela rádio Auri Verde e pelo site da paróquia universitária. Segundo Paulo Giraldi, assessor de comunicação da paróquia e operador do estúdio, é comum receber mensagens de ouvintes do Japão, Estados Unidos e de outras partes do mundo.

Para o padre Enedir Gonçalves Moreira, pároco do Santuário, estar presente nos meios digitais é um desafio para a Igreja, ao mesmo tempo que é também uma necessidade. “Não podemos nos fechar para essa nova realidade. É um meio de alcançarmos pessoas que não estão próximas fisicamente”, afirma o padre, que foi nomeado assessor para a Pastoral da Comunicação da Diocese.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

Anúncios
Published in: on maio 11, 2010 at 15:06  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/05/11/bencao-eletronica-avanca-nas-igrejas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: