Baleia perdida ao longo de Israel confunde os cientistas

O aparecimento de uma baleia cinzenta ao longo de Israel intriga os cientistas, uma vez que o imponente mamífero há alguns séculos não é percebido longe do Oceano Pacífico.

A baleia, observada pela primeira vez sábado no Mediterrâneo ao largo de Herzliya (centro), percorreu, provavelmente, milhares de quilômetros desde o norte do Pacífico, após ter-se perdido em busca de alimento.

“É um acontecimento incrível”, comentou o Dr Aviad Scheinin, presidente do Centro de Pesquisa e Assistência de Mamíferos Marinhos de Israel.

“O que espanta a comunidade científica é que não há baleia cinzenta no Atlântico desde o século XVIII”, disse Scheinin à AFP. As baleias cinzentas vivem, atualmente, nos setores ocidental e oriental do norte do Pacífico.

A baleia macho, de 12 metros e 20 toneladas, ganhou o Atlântico, provavelmente, através da passagem marítima que liga o Pacífico ao Atlântico, percorrendo as ilhas árticas do grande Norte canadense, normalmente coberto de gelo, concluindo o périplo no Mediterrâneo.

“Como o gelo do Ártico está se fundindo, o animal conseguiu pegar um corredor perto do estreito de Bering”, acrescentou o Dr Scheinin.

Normalmente, as baleias cinzentas deixam o nordeste do Pacífico em direção ao Sul por volta de outubro, em busca das águas mais quentes do Golfo da Califórnia, fazendo um percurso de pelo menos 5.000 km.

No outono, a baleia “perdida” tomou a rota Sul em direção à baía da Califórnia, chegando ao Atlântico e “seguindo à esquerda” em Gibraltar, até o Mediterrâneo, explicou.

“A pergunta que fazemos, agora, é a seguinte: vamos assistir a uma recolonização do Atlântico?”.

O animal ainda está por lá. “Está um tanto magro, mostrando, assim, que a viagem não foi nada fácil, mas achamos que poderá sobreviver aqui”, comentou.

Fonte: G1 / France Presse

Anúncios
Published in: on maio 11, 2010 at 22:28  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/05/11/baleia-perdida-ao-longo-de-israel-confunde-os-cientistas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: