Deputado federal consulta TSE sobre propaganda eleitoral

O deputado federal Gilmar Machado (PT/MG) protocolou consulta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (27), sobre a aplicabilidade da Lei nº 9.504/97 e da Resolução do TSE 23.191/2010, no tocante à propaganda eleitoral, em detrimento da Lei municipal 4.744, de 5 de Julho de 1988 – o Código de Posturas de Uberlândia (MG). O relator da consulta é o ministro Marco Aurélio (foto).

De acordo com o deputado, a lei eleitoral diz que a propaganda eleitoral em bens particulares independe de obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral. Já o dispositivo do código de postura da cidade proibe a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares e mediante a colocação de bonecos e cartazes móveis ao longo das vias públicas.

Veja, na íntegra os questinamentos do deputado:

“1 – Em se tratando de eleições federais e estaduais prevalece legislação municipal mais restritiva, no que pertine a veiculação de propaganda eleitoral, sobre legislação federal?
2 – Em caso negativo, os candidatos serão regidos exclusivamente pelas leis federais vigentes, bem como pelas resoluções deste douto tribunal?”

Base legalDe acordo com o artigo 23, inciso XII, do Código Eleitoral, cabe ao TSE responder às consultas sobre matéria eleitoral, feitas em tese por autoridade com jurisdição federal ou órgão nacional de partido político. A consulta não tem caráter vinculante, mas pode servir de suporte para as razões do julgador.

Fonte: Centro de Divulgação da Justiça Eleitoral

Anúncios
Published in: on abril 28, 2010 at 11:26  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/28/deputado-federal-consulta-tse-sobre-propaganda-eleitoral/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: