Roma crucificou Jesus por achar que era terrorista, diz visão marxista do cristianismo

Considerado um dos mais fiéis intérpretes da doutrina de Marx e Angels, Karl Kautsky faz em “A Origem do Cristianismo” um estudo das origens da religião levando em conta as condições econômicas e sociais tanto do Império Romano quanto da Palestina. O livro publicado em 1908 e inédito até agora no Brasil, apresenta fatos que revelam a faceta revolucionária de Jesus Cristo.

A profunda análise que Kautsky faz dos Evangelhos aponta as suas contradições e busca revelar Jesus como homem, o chamado Jesus histórico, sua influência pela seita dos essênios, assim como o seu lado revolucionário.

Kautsky levanta a possibilidade de o Imperador Pilatus ter acreditado que Jesus fosse um zelote – revolucionário que lutava contra a opressão do Império Romano e que muitas vezes cometia atos terroristas suicidas, assassinando dignatários. Desta forma, a crucificação, castigo reservado aos rebeldes e outros inimigos da sociedade, foi a punição estipulada para o líder de uma insurgência frustrada.

Alguns termos caros à doutrina marxista são utilizados pelo autor, admirado pelos marxistas ortodoxos e por outros nomes da história pouco fiéis ao Marxismo puro. Apesar de discordar de Karl Kautsky, que se opunha à “ditadura do proletariado” em curso na URSS, Lênin reconheceu que ele foi um verdadeiro “historiador marxista” e afirmou que os seus trabalhos em história eram um “patrimônio perdurável do proletariado”, entre eles “A Origem do Cristianismo”, cuja a primeira edição foi publicada em 1908, na Alemanha.

Fonte: Folha Online

Published in: on abril 23, 2010 at 20:15  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/23/roma-crucificou-jesus-por-achar-que-era-terrorista-diz-visao-marxista-do-cristianismo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: