Parabéns, Brasília! Momento inesquecível em meu trabalho…

Brasília é a cidade que eu nasci. No dia 13 de julho, graças aos meus pais, cheguei por aqui. Independente de qualquer situação tenho muito orgulho da minha cidade e ela merece o que há de melhor!

Foto: Divulgação

 Há alguns anos trabalhei como chefe da assessoria de comunicação da Administração Regional do Lago Sul. Um dos momentos mais marcantes desse trabalho foi uma entrevista que fiz com o paisagista Ney Ururahy. Eu e Ivonildo Di Lira, meu funcionário na época, fomos até a sua residência para saber um pouco mais da história de Brasília e do Lago Sul.

Eu precisava escrever um texto sobre os 50 anos da Ermida Dom Bosco e o homenageado, na ocasião, era o saudoso Israel Pinheiro. Foi na varanda da casa de Ney, em meio a uma “floresta” e um monte de macaquinhos que pulavam de árvore em árvore, que tive uma verdadeira e inesquecível aula sobre Brasília.

Varanda da casa de Ney Ururahy. Foto: Ivonildo Di Lira

 Para quem não sabe Israel Pinheiro foi convidado pelo ex-presidente, Juscelino Kubitscheck, para ser o grande executor da obra da capital do Brasil.  A primeira obra que Israel ergueu foi a Ermida Dom Bosco, num gesto de agradecimento aos salesianos e em homenagem ao Fundador da Congregação Salesiana, por conta de  uma ajuda que ofereceram a sua mãe. Para espanto dos seus adversários e do mundo Brasília foi concluída dentro do prazo previsto.

Pôr do sol na Ermida Dom Bosco. Foto: Anderson Corcino

Depoimento de Ney Ururahy sobre Israel Pinheiro: “Se não fosse o Israel, Brasília não estaria pronta. Ele construiu Brasília em pouco tempo e numa época onde muitas pessoas criticavam e não acreditavam na construção. Sinto muita pena por não ter conhecido Israel com toda a bagagem e experiência que tenho hoje. Com certeza teria aprendido muito mais. Sinto muitas saudades”.

Ney compartilhou muitas histórias maravilhosas da cidade comigo e me mostrou a série especial de uma garrafa de whisky Gold Label que foi feita especialmente para a comemoração da inauguração de Brasília e distribuída para poucas pessoas.

Garrafa de whisky comemorativa da Inauguração de Brasília. Foto: Ivonildo Di Lira

Parte de trás da garrafa comemorativa da inauguração de Brasília. Foto: Ivonildo Di Lira

Na etiqueta da garrafa está escrito:

ENCOMENDA ESPECIAL COMEMORATIVA DA INAUGURAÇÃO DE BRASÍLIA D.F. NOVA CAPITAL DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL PELO EXMO SENHOR DR. JUSCELINO KUBITSCHEK PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

Ney é o primeiro morador do Lago Sul. Ele viu o Lago Paranoá se formar, dia após dia, do quarto dele. Jamais me esquecerei da tarde super agradável e da pessoa maravilhosa que é o Ney Ururahy. Saí da casa dele com um sorriso de orelha a orelha e com os olhos cheios de lágrimas.

Amo a minha cidade! Brasília é o melhor lugar do mundo para morar e viver. Deus abençoe esse lugar! Deus abençoe a política do nosso país! Parabéns, Brasília! Eu te amo…

Flávia Aleixo

Published in: on abril 21, 2010 at 18:29  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/21/parabens-brasilia-momento-inesquecivel-em-meu-trabalho/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

