Novo governador do DF diz que corrupção é o maior inimigo

BRASÍLIA – O novo governador do Distrito Federal, Rogério Rosso por voto indireto pela Câmara Legislativa no último sábado, tomou posse nesta segunda-feira. Filiado ao PMDB, Rosso, assumiu o posto de governador com a promessa de resgatar a “moralidade” e o “cuidado com o bem público”.

Responsável por conduzir o governo até 31 de dezembro, Rosso se comprometeu a dar maior transparência às contas do governo, fazer auditorias e balanços quinzenais dos trabalhos. “Nosso inimigo maior é a corrupção”, disse, na esteira dos escândalos envolvendo o Executivo e o Legislativo locais nos últimos cinco meses.

O novo governador chamou de “crise devastadora” a situação no DF e afirmou que pretende “repor a cidade nos trilhos”. A crise teve início em novembro do ano passado, quando veio à tona uma operação da Polícia Federal que investiga esquema de propinas no governo.

Há suspeita de participação direta do então governador, José Roberto Arruda (sem partido), que deixou o DEM e foi cassado pela Justiça eleitoral. Acusado de tentar subornar uma testemunha do caso, Arruda ficou preso dois meses na PF, solto na segunda-feira da semana passada.

Rosso é o quarto que assume o governo do DF desde o início do escândalo, também conhecido como “mensalão do DEM”. O novo governador era presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) na gestão de Arruda. Também trabalhou para o governo de Joaquim Roriz (PSC), como secretário de Desenvolvimento Econômico.

O presidente interino da Câmara Legislativa, Cabo Patrício (PT), empossou Rosso e devolveu a presidência da Casa a Wilson Lima (PR), que assumiu o posto de governador.

Para Patrício, a eleição do novo governador “afasta o fantasma da intervenção”. O processo de intervenção federal, pedido pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e ainda não há previsão de julgamento. Em outubro, haverá eleições gerais no país, incluindo o DF.

Fonte: Reuters

Published in: on abril 19, 2010 at 15:11  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/19/novo-governador-do-df-diz-que-corrupcao-e-o-maior-inimigo/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: