‘Maioria espúria’ vai escolher próximo governador do DF, diz Gurgel

Procurador disse que demora na análise da intervenção no STF ‘preocupa’. Câmara Legislativa do DF vai eleger novo governador no próximo sábado.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse nesta terça-feira (13) que uma “maioria espúria” de parlamentares vai decidir quem será o substituto do ex-governador José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM) no comando do Distrito Federal. A eleição indireta do novo governador acontece no próximo sábado. A escolha é feita pelos deputados distritais. Gurgel voltou a defender a intervenção federal no DF.

“Esta eleição indireta que vai se realizar no próximo sábado é o mais eloquente argumento em favor da intervenção. Nós teremos, participando da eleição, como eleitores, pessoas que o país inteiro viu recebendo polpudas quantias naqueles vídeos que escandalizaram o país inteiro”, afirmou.

“Há uma preocupação muito grande. Que tipo de governador será eleito por um colégio eleitoral com sua grande maioria espúria? Um colégio eleitoral formado, em sua grande maioria, por aqueles parlamentares envolvidos no esquema criminoso que dominou e domina a administração do Distrito Federal e o Legislativo”, complementou o procurador-geral.

Sobre a demora do Supremo Tribunal Federal (STF) em julgar o pedido de intervenção, Gurgel disse ter receio de que o passar do tempo possa criar “uma impressão de normalidade”.

“Preocupa no sentido de que, à medida que o tempo passa, pode prevalecer uma impressão de que as instituições no Distrito Federal estão funcionando adequadamente. E a verdade é que não estão. A verdade é que temos uma aparência de normalidade, mas substancialmente os problemas que levaram à formulação do pedido de intervenção persistem e, em alguns aspectos até se elevaram”, declarou.

Gurgel falou à imprensa durante intervalo na sessão desta terça-feira (13) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Questionado sobre a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em libertar o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), o procurador-geral disse esperar que Arruda não volte mais a tentar atrapalhar as investigações do inquérito que tramita no STJ.

“O Ministério Público efetivamente considerava que persistiam os motivos para a manutenção da prisão do ex-governador. Agora, diante da decisão do STJ, o que se espera é que o ex-governador permaneça com a conduta que se espera, sem procurar de nenhuma forma influir na produção da prova. Agora é esperar. Ele estará sendo acompanhado”, disse Gurgel.

Mais cedo, o presidente interino da Câmara Legislativa do Distroto Federal, Cabo Patrício (PT), disse que espera que o novo governador não seja da Câmara Legislativa. Sete candidatos disputam o cargo, entre eles dois deputados distritais.

Fonte: G1

Anúncios
Published in: on abril 13, 2010 at 23:10  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/13/%e2%80%98maioria-espuria%e2%80%99-vai-escolher-proximo-governador-do-df-diz-gurgel/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: