O velório do presidente polonês Lech Kaczynski

VARSÓVIA – O corpo do presidente polonês Lech Kaczynski chegou à Polônia neste domingo, um dia após ele e boa parte da elite política e militar do país morrerem em um acidente aéreo na Rússia.

O presidente em exercício Bronislaw Komorowski, o primeiro-ministro Donald Tusk, e o irmão gêmeo de Kaczynski, Jaroslaw, estavam entre os presentes durante a chegada do caixão, coberto com a bandeira polonesa, no aeroporto militar de Varsóvia.

Após uma breve cerimônia religiosa no aeroporto, o caixão seria levado com escolta militar ao palácio presidencial, onde ficará exposto para velório público.

Os corpos das outras vítimas foram enviados a Moscou para identificação, e retornarão à Polônia nos próximos dias.

Milhões de pessoas da nação fervorosamente católica lotaram as igrejas para orar por Kaczynski. Milhares ocuparam a área defronte o palácio presidencial em Varsóvia, transformada em um santuário adornado com flores, velas, bandeiras da Polônia e retratos do presidente.

O velho Tupolev caiu em um nevoeiro perto de Smolensk, no oeste russo, no sábado, matando todas as 97 pessoas a bordo. Kaczynski planejava marcar o 70º aniversário do massacre de oficiais poloneses por forças soviéticas em uma floresta próxima.

Komorowski declarou uma semana de luto nacional e exortou os poloneses a colocar de lado suas diferenças políticas no momento. Kaczynski, um nacionalista de direita aguerrido, foi uma figura polêmica que fez muitos inimigos.

“Trabalhamos juntos para construir a democracia polonesa”, disse Lech Walesa, líder do movimento Solidariedade, que derrubou o comunismo em 1989 e ao qual Kaczynski chegou a pertencer.

“Mais tarde as diferenças nos afastaram… mas esse é um capítulo encerrado agora”, disse Walesa, que tinha embates freqüentes com Kaczynski.

O líder das forças armadas da Polônia, que no país é o chefe da Marinha, o presidente do Banco Central, legisladores oposicionistas e a esposa de Kaczynski, Maria, estavam entre os mortos no acidente.

Fonte: Reuters

Anúncios
Published in: on abril 11, 2010 at 19:11  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/11/o-velorio-do-presidente-polones-lech-kaczynski/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: