Judeu ortodoxo americano mostra sua música espiritualizada no Circo Voador

O cantor de reggae Matthew Paul Miller, mais conhecido como Matisyahu, fará uma única apresentação no Rio,  no próximo dia 10 de abril (sábado), no Circo Voador. Antes do show será exibido o documentário “Dub Echoes” filmado, produzido e dirigido por Bruno Natal.

Matisyahu mistura o ritmo jamaicano com letras que trazem os ensinamentos do judaísmo. Hip-hop e ska também fazem parte do singular repertório do músico norte-americano. Seu mais recente disco de estúdio “Light” foi lançado em agosto de 2009. O destaque desse novo CD é a canção “One Day“, sucesso nas paradas mundiais, que recentemente ganhou uma nova versão, contando com a participação especial de Akon, celebridade mundial do R&B.

Nascido no estado da Pensilvânia, no dia correspondente ao calendário judaico de 5 de Tamuz de 5740. Depois de crescido, os pais de Matisyahu o enviaram para uma escola judaica onde estudava duas vezes por semana, porém como muitos outros garotos, ele resistiu às horas adicionais da escola e foi expulso várias vezes por perturbações durante as aulas.

Aos 14 anos, Matthew Miller adquiriu um estilo de vida hippie. Entrou na onda das pessoas “dead head”, cultivou dreadlocks e gastou seus birkenstocks (sandálias) durante todo o inverno. Ele tocava seus bongos na lanchonete e aprendia a fazer beat-box no fundo da sala de aula. No 3º ano do colegial, embora estivesse em sua época em que não tinha nenhuma preocupação, Matisyahu não conseguia ignorar o vazio em sua vida. Depois de quase queimar sua sala de química, sabia que sua missão deveria começar imediatamente. Decidiu fazer uma viagem para o Colorado e teve a oportunidade de analisar e ter um olhar mais introspectivo sobre si contemplando seu ambiente. Estava ele na paisagem impressionante da Rocky Mountain, quando teve uma visão: Era G-d (D-us).

Após sua viagem para o Colorado, sua curiosidade espiritual aumentou e Matisyahu fez sua primeira viagem à Israel. Lá, pela primeira vez em sua vida, sentiu uma conexão ao G-d que viu em Colorado. Israel era um ponto de giro principal. Matisyahu aproveitou o tempo que gastou lá, rezando, explorando, e dançando em Jerusalém. Em cada canto encontrou sua identidade judaica até então inativa em sua mente. Sair de Israel provou ser uma transição difícil. De volta nas planícies brancas, Matisyahu não soube manter sua nova conexão com o judaísmo. Abatido, desanimado saiu do colégio e começou a seguir a banda Phish em uma tour nacional. Na estrada, Matisyahu pensou seriamente sobre sua vida, sua música, e sua sede pelo judaísmo.

Após alguns meses ele retornou para casa. Seus pais insistiram para que ele se endireitasse e fosse para uma escola numa região selvagem de Bend, em Oregon. A escola incentivava os exercícios artísticos e Matisyahu tirou vantagem deste momento para aprofundar-se mais em sua música. Ele estudou reggae e hip hop. Semanalmente, ele ia a um open-mic onde cantava, fazia seu beat box, e era capaz de fazer quase qualquer coisa para manter e aguçar sua criatividade. Foi aí que começou a desenvolver seu estilo reggae-hip hop.
Combinar os sons de Bob MarleyShlomo Carlebach, com toda sua originalidade e interpretação é edificante, uma forte experiência para todos. Mesmo o mais pessimista é inspirado pela sua habilidade de transmitir de forma honesta a sua mensagem, que fala sobre fé e espiritualidade. A sua dedicação é fazer com que sua mensagem ganhe respeito. É naquele momento efêmero quando nosso ceticismo derrete e as nossas almas se elevam que Matisyahu entra com seu som da fé.

Confira o som:

Site Oficial:
http://www.myspace.com/matisyahu

Documentário “Dub Echoes”

Filmado, produzido e dirigido pelo jornalista Bruno Natal revela as origens do dub e sua influência no hip hop e na música eletrônica mundial. Filmado em Kingston, Londres, Nova York, Washington, Los Angeles, Rio de Janeiro e São Paulo, o filme conta com os depoimentos de artistas importantes do reggae e da música eletrônica, como Lee “Scratch” Perry, Mad Professor, Sly & Robbie, Thievery Corporation, Basement Jaxx e Bill Laswell.

http://www.dubechoes.com

Fonte: Sítio do Circo Voador

Anúncios
Published in: on abril 6, 2010 at 17:47  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/06/judeu-ortodoxo-americano-mostra-sua-musica-espiritualizada-no-circo-voador/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: