Feliz Páscoa!


Foto: Divulgação

Páscoa

– Papai, o que é Páscoa?

– Ora, Páscoa é … bem .. é uma festa religiosa!

– Igual Natal?

– É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressurreição.

– Ressurreição?

– É, ressurreição. Marta, vem cá!

– Sim?

– Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal.

– Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu?

– Mais ou menos .. Mamãe, Jesus era um coelho?

– Que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. Até parece que não lhe demos uma educação cristã! Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe!

– Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus?

– É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no catecismo. É a Trindade. Deus é Pai, Filho e Espírito Santo.

– O Espírito Santo também é Deus?

– É sim.

– E Minas Gerais?

– Sacrilégio!!!

– É por isso que a Ilha da Trindade fica perto do Espírito Santo?

– Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, nem a mamãe entende direito. Mas quando você for no catecismo a professora explica tudinho!

– Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa?

– Eu sei lá! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos.

– Coelho bota ovo?

– Chega! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais!

– Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa?

– Era, era melhor, ou então urubu.

– Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né? Que dia que ele morreu?

– Isso eu sei: na sexta-feira santa.

– Que dia e que mês?

– ??????? Sabe que eu nunca pensei nisso? Eu só aprendi que ele morreu na sexta-feira santa e ressuscitou três dias depois, no sábado de aleluia.

– Um dia depois.

– Não, três dias.

– Então morreu na quarta-feira.

– Não, morreu na sexta-feira santa ……. ou terá sido na quarta-feira de cinzas. Ah, garoto, vê se não me confunde! Morreu na sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! Como? Pergunte à sua professora de catecismo!

– Papai, por que amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua?

– É que hoje é sábado de aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus.

– O Judas traiu Jesus no sábado?

– Claro que não! Se ele morreu na sexta!!!

– Então por que eles não malham o Judas no dia certo?

– É, boa pergunta. Filho, atende o telefone pro papai. Se for um tal de Rogério diz que eu saí.

– Alô, quem fala?

– Rogério Coelho Pascoal. Seu pai está?

– Não, foi comprar ovo de Páscoa. Ligue mais tarde, tchau.

– Papai, qual era o sobrenome de Jesus?

– Cristo. Jesus Cristo.

– Só?

– Que eu saiba sim, por quê?

– Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha?

– Coitada!

– Coitada de quem?   – Da sua professora de catecismo!!!

Fonte: Luiz Fernando Veríssimo

I Coríntios 11:23-30:Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem.

A Santa Ceia do Senhor é a verdadeira celebração da Páscoa. Toda a vez que comemos do pão e bebemos do cálice celebramos a ressurreição. A Santa Ceia do Senhor leva-nos a refletir, pois saímos do Egito (pecado). Nascemos escravos e só não morreremos escravos, porque Deus deu o seu filho, Jesus Cristo, para morrer na Cruz do Calvário por nós.

É nossa responsabilidade, além de lembrar de onde saímos, resgatar aos outros. Páscoa sem serviço, não é páscoa. O Evangelho é serviço. Fomos salvos para quê? Para servir, para anunciar. Se o Filho do Homem veio para servir, porque eu não servirei?

O versículo diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo”. Isso tem a ver com mudança de comportamento. É um exame particular, um auto-exame de atitudes, valores, pensamentos etc. Participar de uma ceia não tem o como objetivo matar a fome física, mas visa nos conscientizar de quem somos e para onde vamos.

Na sexta-Feira Jesus foi julgado e condenado. Barrabás foi solto e Judas suicidou-se. Jesus foi torturado, crucificado, entregou sua vida, veio a escuridão e o véu do Templo se rasgou, ou seja, abriu-se de cima abaixo. Os mortos ressuscitaram e os discípulos se esconderam de medo. O corpo de Jesus foi depositado num sepulcro.

No sábado os guardas ficaram à porta do sepulcro para impedir que o corpo de Jesus fosse roubado. Os discípulos estavam dispersos, com medo e escondidos, mas Ele já não estava mais lá.

No domingo, dia da Páscoa, Jesus Ressuscitou.

O sonho não acabou e Jesus Vive. Jesus Cristo continua vivo. Cumpra a missão que Deus preparou você e deseje estar no centro da vontade de Deus. Desejo-te uma excelente reflexão e uma Páscoa com grandes mudanças…

Published in: on abril 1, 2010 at 13:48  Comments (2)  

The URI to TrackBack this entry is: https://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/01/feliz-pascoa/trackback/

RSS feed for comments on this post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Texto fascinante! rsrs uma páscoa com grandes mudanças em sua vida tbem. Jesus Vive!

    • Amém! Espero que tenha sido maravilhosa! Beijos.


Deixe um comentário

