Livro explica história do orgulho gay e nascimento do movimento LGBT

Premiado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT – entidade responsável pela Parada Gay da cidade de São Paulo -, o livro “Na Trilha do Arco-Íris”, dos antropólogos Júlio Assis Simões e Regina Facchini, é um resgate da história do movimento homossexual brasileiro.

Bastante completa, a obra é referência principalmente para acadêmicos que se interessam pelos estudos da teoria queer – que discute principalmente gênero e sexualidade nas várias esferas do saber e é também um movimento de contestação com inspiração no punk.

Com linguagem objetiva e direta e sem cair em jargões, a obra relembra os primeiros estudos europeus sobre a sexualidade que datam do começo do século 20 e narra sua interrupção com o advento do nazismo até chegar no levante de Stonewall – um dos momentos que mais influenciou o que hoje é conhecido como cultura gay.

O evento foi uma rebelião que aconteceu na madrugada em 28 de junho em Nova York no bar Stonewall Inn. Insatisfeitos com a constante repressão policial que sofriam, os frequentadores do local revoltaram-se e enfrentaram as autoridades. A briga durou mais três noites. Um ano depois uma marcha na mesma data comemorava a vitória dos homossexuais. Nascia aí a Parada Gay.

“Na Trilha do Arco-Íris” passa pelo evento, mas concentra-se principalmente na trajetória do movimento gay no brasileiro, com destaque para a criação do grupo Somos, o primeiro grupo de ativistas homossexuais do país.

Regina Facchini é doutora em antropologia pela Unicamp e já foi vice-presidente da parada do orgulho gay. É autora também de “Sopa de Letrinhas”, lançado pela Garamond. Julio Assis Simões é autor “Dilema da Participação Popular”.

Fonte: Folha Online

About these ads
Published in: on junho 28, 2010 at 09:13  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: http://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/06/28/livro-explica-historia-do-orgulho-gay-e-nascimento-do-movimento-lgbt/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.516 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: