Pastor Ricardo Espíndola quebra o silêncio

Foto: Divulgação

Você que lê o meu blog, talvez não saiba exatamente o que se passa e o que se passou! Tudo na vida são escolhas. Escolhemos entre a vida e a morte. E a vida e a morte podem estar nas pessoas que escolhemos para andar conosco. Passei um deserto longo e intenso. Sempre fui bombardeado. Não por ser santo. Mas por ser um ser humano. Como qualquer um, tenho virtudes e falhas. Tenho um lado revelado e outro oculto, que é a minha intimidade e que pertence só a mim. Fiz escolhas erradas. Confesso. Escolhi pessoas que quase me levaram a morte. Ao longo de 4 meses passei por um processo de destruição motivado por duas coisas apenas: dinheiro e poder. Meu Deus. Pessoas que se diziam servos e servas do Senhor. Pessoas de dentro de casa. Pessoas de dentro do Ministério. Pessoas… A minha falta de vigilância, e a minha apatia em reagir a algumas situações me levaram ao caos. Fui obrigado a me submeter a decisões sobre minha vida que não aceitei. Calei-me. Fui acusado de todas as formas possíveis. Caluniado de todas as formas possíveis. Forjaram provas contra mim. Criaram situações e usaram de ameaças contra minha família. A minha sexualidade foi discutida em mesa de bar. Quase todos os que andavam comigo foram acusados de estarem envolvidos ou emocionalmente ou sexualmente comigo. MEU DEUS. Tenho vergonha de algumas pessoas que hoje andam comigo. Espero que estejam realmente prontos a ajuizarem as ações que se propuseram. Não vou impedir. Fui acusado de roubo, de traição, de ter usado dinheiro que não era meu em benefício próprio, de ser homossexual assumido, de ter largado a família para se amigar com um jovem nos EUA. E hoje ainda soube que tinha comprado um apartamento em Miami para “meu amante”. Houve piquete em uma congregação, Taguatinga, com as pessoas gritando na frente impropérios em relação a mim. Um dos membros foi armado a igreja para acertar contas comigo. Tenho as gravações e assim que o meu site estiver pronto as imagens estarão disponíveis. Tive vergonha de sair de casa. Ia para a academia. Ia a algumas cidades satélites em cultos específicos. Ia no supermercado a noite ou madrugada para não correr o risco de encontrar alguém conhecido. A imprensa começou a me acusar, movida por alguns que queriam me atingir e atingir a igreja e o Ministério. Sabe, depois que a poeira baixou, olho para trás e sinto dor. Não sinto raiva, ódio, ou sentimento parecido. Sinto dor. Pessoas as quais eu lutei para estarem onde estão. E que jamais estariam onde estão se não fosse pelas minhas mãos, foram as que traíram, que me apunhalaram. Pessoas nas quais eu confiei e que achei que tinham compromisso comigo, na primeira oportunidade tripudiaram. Achei incrível. Todos, mas todos os projetos que criei e desenvolvi foram repartidos como se fossem os despojos de uma guerra, ou como os pertences de alguém que morreu e os familiares dividem após o enterro… Todos os projetos estão capengas. Uma vergonha. Por que será??? Eu errei. Errei em confiar e acreditar no homem. E a Palavra diz que maldito aquele que confia no homem. Tive um escape. Enquanto muitos falavam e especulavam com qual amante eu estaria, eu estava com o meu amado -Jesus. Se não fosse o Senhor ao meu lado me carregando, hoje eu realmente estaria em outras pairagens. Hoje entendo o que Davi disse ao Senhor – caia eu nas mãos do Senhor mas não nas mãos dos homens. Esses que se diziam “servos” e que estavam comigo e me apoiavam foram os primeiros a tentar me enterrar e jogar a pá de cal. Não usaram de misericórdia. Não procuraram saber como eu estava ou se precisava de um ombro para chorar. Sou vítima de mim mesmo. Estou me recompondo. Deus está derramando bálsamo e unguento para minhas dores e feridas da batalha. Mas uma coisa eu aprendi – confiar mesmo somente no Senhor meu Deus.

Fonte: Blog do Pastor Ricardo

Domingo é o dia que mais gosto da semana. Gosto porque tenho comunhão com meus irmãos na fé, pastores, líderes e, principalmente, com Deus. Dia em que aprendo mais da Palavra de Deus, na Escola Dominical, e louvo ao Senhor por tudo o que Ele faz por mim. Meu domingo começou com muitas alegrias. Meu professor, Pastor Humberto, ensinou na Escola Dominical sobre como controlarmos a língua, que muitas vezes nos coloca em situações difíceis, para que a usemos com sabedoria. Com certeza Deus não nos deu dois ouvidos e uma boca, simplesmente, por dar.

No dia em que o Pastor Ricardo desabafou perante a congregação o que havia acontecido eu estava lá. Fiquei chocada com tudo o que ele disse. O Ricardo estava afastado, há mais de dois meses da igreja, por motivos pessoais. Não sabíamos os tais motivos, mas finalmente o silêncio foi quebrado. Vale comentar que ele ficou calado por 77 dias…

Às vezes eu me entristeço com a maldade das pessoas. Existem pessoas próximas a nós que vestem uma capa de “amizade”, de “amor” e insistem em nos dar o “abraço fraterno de Judas”. Estejamos atentos ao que dizem as Escrituras e em praticar o amor que Deus deixou para nós. Que nossos ouvidos e olhos estejam bem abertos para o que é correto e tenhamos corações ensináveis. Deus não resiste a um coração contrito. A Palavra de Deus é clara ao dizer: – “Hipócrita! Tire primeiro a trave que está no seu olho e então poderá ver bem para tirar o cisco que está no olho do seu irmão. Não dêem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão.” Mateus 7:5-6.

Conheço muito bem o avô do pastor Ricardo, o pastor Vilarindo, e sei mais ainda que é um grande homem de Deus. Sei que muitas pessoas se aproximam deles e até de mim com “n” intenções, mas não me interessa, porque antes disso acontecer Deus já viu o que você pensa a respeito deles e a meu respeito. Assim como o pastor Ricardo eu também tenho os meus defeitos, mas isso não dá o direito às pessoas de atacarem ou julgarem uns aos outros. Na Escola Dominical de ontem tive o ensinamento de quando a língua é usada para uma bênção ou para uma maldição sobre a vida das pessoas e sinceramente… a família do pastor Vilarindo não merece passar por uma situação dessa. Que falta de respeito! Espero que as imagens com o registro de tudo o que aconteceu sejam disponibilizadas o quanto antes no site do Ricardo para que todos tomem conhecimento do que aconteceu, de fato.

Ah! Antes que eu me esqueça o recado com relação ao processo e Mensalão do GDF também foi dado:

- Qualquer assunto referente a processo de governo e Caixa de Pandora pode falar diretamente com o Dr. Arnaldo, advogado da igreja, porque em breve algumas pessoas vão ter uma surpresa muito grande. Eu não tenho o que temer, a Deus pertence a justiça, e eu estou de volta.

Antes de julgar o próximo guarde o seu coração e reflita nas suas atitudes. Será que você, leitor do blog, está abençoando ou amaldiçoando a vida das pessoas? Reflita. Qualquer dúvida mais específica com relação ao pastor Ricardo… pergunte a ele! Ele está a disposição. Que a sua semana seja maravilhosa e Deus te abençoe.

Flávia Aleixo.

Published in: on abril 12, 2010 at 11:39  Comentários (44)  

The URI to TrackBack this entry is: http://flaviaaleixo.wordpress.com/2010/04/12/pastor-ricardo-espindola-quebra-o-silencio/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

44 ComentáriosDeixe um comentário

  1. Não conhecia o Pr. Ricardo. Conheci na Rede Super e Tv Genesis, nem poderia imaginar que tivesse passado por tantas provações, já que sou do interior do RJ. Só posso garantir que se todo homem de Deus tivesse a coragem, ousadia de falar a Igreja o que vem da parte de Deus, a igreja estaria de outra forma, pois precisamos de verdadeiros profetas. Creia as suas mensagens têm sido muito edificantes para a minha vida. Agora mesmo estava assistindo-o e abri o seu blog. Que o Senhor renove-o a cada dia, fortalecendo-o para poder estar firme contra as astutas ciladas do diabo. Como está em Ef6:10-20, que o Pr.. tenha um espírito de revelação diariamente. Com amor em Cristo Jesus. Elisabete Bastos.

  2. Gente que horror isto que estou lendo, eu conheço o pastor Ricardo desde 2003, eu sempre admirei a pessoa generosa e abençoada que ele é. Ele sempre foi tranparente com a igreja, sempre compartilhou suas alegrias e tristezas com os irmãos, nunca acreditei e não vou acreditar nessas acusasões, não vou fazer como muita gente que saiu da IBCB por causa desses comentários , creio que foi Deus que me colocou nesta igreja e serei sempre da Batista Central.

  3. Conheço o Pr. Ricardo da Rede Super (sou de BH), gosto muito de suas mensagens e oro para que Deus dê forças ao pastor para vencer todas as adversidades.

  4. Todos temos lutas. Os maiores e mais usados nas maoas do Senhor passaM por varias dificudades, mas vamos vencer. O que importa é levantar a cabeça e vencer. Amo as mensangens do pastor.

  5. Os seguidores de DEUS muitas vezes são perseguidos. Deus o ABENÇOE abundantemente cada vez mais… Conheci o Senhor a poucos meses através da TV aos sábados de manha e em todas estas pregações fui muito tocada por DEUS através de TI. Gosto muito de sua convicção e equilíbrio, a forma de falar do EVANGELHO, simples e objetiva. Oro para que o Senhor continue cada vez mais FORTE, é de HOMENS assim que DEUS precisa para melhorar esta nação que está tão sedenta do AMOR VERDADEIRO. (JESUS)

  6. Tambem sou pastor, fico triste ao ler comentarios com esses; quase nenhum dos irmaos estao se lembrando o quando este homem foi usando para restaurar vidas, casamentos e etc… Lembre-se somos homens sujeitos as mesmas tentacoes, vamos clamar pelos nossos lideres!

  7. Ricardo,
    O homem foi feito para passar por provaçoes, isso aprendi com voce e mesmo distante lhe digo meu amigo, nao importa o que falem e não me importa qual seja a verdade pois não serei eu que irá julgar nada!
    Conte comigo, mesmo distante.
    Maninho

  8. Só quero agradecer, e oro muito pela vida do pastor Ricardo Espindola, sou uma pessoa melhor, um bom empresário, graças a ele, com suas palavras, que enchem o meu coração de alegria. Ele é um verdadeiro instumento de DEUS em minha vida muito obrigado, pastor Ricardo. DEUS sempre é contigo, te amo em cristo Jesus, paz e graça amados irmãos em Cristo.

  9. Pastor Ricardo Espíndola: A PAZ! Notei que de um tempo pra cá, não tenho visto seus cultos pela tv, dos quais eu nunca gostava de perder; pois, sempre Deus me abençoava através de sua pregação. Hoje, fiquei sabendo do seu afastamento e um motivos que me disseram, seria sua opção sexual. Confesso que fiquei atônita e senti aquela mesma tristeza quando o Pr. Caio Fábio se encontrava naquele escândalo. Eu não sei do que realmente está acontecendo. Acredito que toda transparência deve ser colocada diante de todos que lhe admiravam, pois o seu ministério foi responsável por muitas ovelhinhas perdidas e errantes neste mundo. Vamos clamar a Deus misericórdia e entendimento pra poder discernir o que está certo e errado diante dos nossos olhos. Meu abraço em Cristo, Elaine.

  10. OLHE PASTOR… CREIA. A ARVORE QUE DA BONS FRUTOS É A MAIS ATACADA, CREIO QUE ISSO É TUDO PELOS SEUS FRUTOS!!! VC É UM HOMEM DE DEUS E PONTO FINAL.

  11. Infelizmente ou felizmente aconteceu!
    Infelizmente porque fatos como estes que aconteceram envolvendo o “Pr.” Ricardo, frustram nossas esperanças humanas de confiar pelo menos em um “líder espiritual”.
    Felizmente porque comprova o que Jesus Cristo, o verdadeiro, falou em sua doutrina que está no N.T. através de seu Apóstolo Paulo, que “nos últimos dias” lobos devoradores entrariam no aprisco devorando ovelhas e tudo o mais que pudessem.
    Cristãos, quando vamos perder medo de abrir os olhos para a “VERDADE”? Quando vamos perder o medo de tomar atitudes verdadeiramente bíblicas e expurgar do nosso coraçao essa covardia de dar nomes verdadeiros aos “bois”?Quando vamos perder o medo de falar que os pseudo “homens de Deus” são na verdade “homens sedentos de poder, fama e dinheiro” e que usam de nossa fé como escudo para suas trapaças? Não seremos jogados no inferno por dizer a verdade, não seremos amaldiçoados, como muitos dizem por “tocar num homem de Deus” porque quem está emporcalhado nessas lamas e não tem a dignidade de assumir que não “nasceu de novo” simplesmente é homem natural ainda. Precisa se encontrar com a verdade.
    Não estou aqui para massacrar o Pr. Ricardo, mas para usar esse canal que a irmã diz ser democrático!

  12. Infelizmente voces nao o conhecem. O Ricardo Espindola nunca aceitou nao como respostas e sempre teve tudo na mao como emprego, mordomias, dinheiro dos dizimistas, assim como o apartamento de cobertura na asa sul de dois milhoes de reais e o condominio. MORDOMIA COM DINHEIRO DO POVO, SEM TRABALHAR, FORA A AMIZADE DO JOAQUIM RORIZ USANDO O NOME DA IGREJA. ISSO NAO É PASTOR É APROVEITADOR (MALA). FUI VARIAS PESSOAS JA SAIRAM DA IGREJA POR CONTA DISSO.

  13. Este é um assunto muito delicado precisamos pensar e agir com calma, agredir o Pastor Ricardo não esclarece nem resolve nada. Vcs podem ter certeza que no meio desse bombardeio todo tem muita coisa inventada, muitos exageros, criados por pessoas com as piores intenções possíveis. Eu já fui vítima dessas mentiras e acabei acreditando num boato sem fundamento nenhum contra o Pastor. Me arrependi profundamente e sofro até hoje por isso, pois, perdi a comunhão com o meu Pastor e com a Igreja onde cresci. Vamos ter cautela… O que é pior? Deixar mil bandidos soltos, ou, condenar um inocente? Vamos pelo menos dar a ele o direito da dúvida. Pelo menos agora Pastor Ricardo, o senhor sabe quem é quem. hehehehe!!
    Fica com DEUS!!!

  14. QUE PODRIDÃO, A IGREJA DEVERIA TROCAR DE NOME, DEVERIA SER IGREJA BATISTA QUE OCULTA PECADO SÓ DE PASTORES, PORQUE DE MEMBROS POBRES É LOGO EXPOSTO! A IGREJA CENTRAL ESTÁ DOENTE E CLAMA PELO SOCORRO DE DEUS. QUE VERGONHA UM PASTOR QUE FINGE NO PÚLPITO, NUNCA ME ENGANOU. JESUS VOLTE LOGO!

  15. este blog é do pastor ricardo? Que saudades. forte abraço.

  16. Obrigado pelas boas vindas. Apesar de algumas divergências poderemos debater muitos assuntos em alto nível. Só um pequeno esclarecimento. Não estou acusando ninguém. O Ministério Público e Justiça já o fizeram democraticamente. Apenas opinei a respeito do modus operandi face à própria Palavra de Deus. Opinião, não julgamento. Jamais me arvoraria como perfeito, pois perfeito só há um: o Senhor Jesus!

    Tenho certeza que sugirão temas nos quais vamos concordar e somar. Outros, não. Assím é a vida.

    • Sem problema! Pessoas finas, educadas e com Deus no coração conseguem resolver suas coisas pacificamente. Com relação à acusação eu me referi a isso aqui: “Mas postei um comentário hoje pela manhã, sem ofensas, apenas opinões bíblicas e fundamentadas acerca do tema acima e, simplesmente, foi descartado”. O teu comentário não foi descartado, apenas não tive tempo de acessar o blog. Você pode se expressar por aqui sempre que quiser. Deus te abençoe.

  17. O Pastor Ricardo é um homem de Deus, e ponto final.

    • Será mesmo? Onde há fumaça HÁ FOGO!

  18. Entendo que um blog é como uma sala de visitas. Voce recebe quem quer. Aliás voce tem todo o direito de recusar suas visitas. Quando ao fato de agradecr pela atenção trago isto desde o berço. Aliás, meus pais me educaram desta forma, ou seja, a dizer “obrigado”, “dá licença”, “porfavor”….. Tenha um bom dia.

    • Obrigada, querido. Eles deveriam ter ensinado, também, que não se acusa as pessoas sem saber o que houve, de fato. Fazer o quê? Ninguém é perfeito, né? Meus pais também me ensinaram a dizer “obrigada”, entre outras coisas, e eu te agradeço por entender meu pensamento. Um excelente dia para você e seja bem-vindo.

  19. OK.

  20. Ao que parece seu espaço não é tão democrátco como voce quer fazer crer. Posso até estar enganado. Mas postei um comentário hoje pela manhã, sem ofensas, apenas opinões bíblicas e fundamentadas acerca do tema acima e, simplesmente, foi descartado. Aliás, se pensamento divergente, no entender deste blog, representar ofensa, me desculpe. Vou me dirigir para outras esferas de discussão. Se não, gostaria de ve-lo repetido. Obrigado pela atenção.

    • Olá. Mais curioso ainda é você julgar sem saber o que acontece durante o meu dia. Desculpe-me se não aceitei o teu comentário na mesma velocidade que o outro, mas trabalho muito e às vezes é impossível entrar por aqui. O espaço é democrático sim, mas ainda assim seleciono e tenho o direito de analisar os comentários aceitos por aqui. Verifique, por gentileza, se o teu comentário foi aceito e fique à vontade para dirigir-se a ouras esferas de discussão. Não precisa agradecer pela atenção e tenha um bom dia.

  21. O tribunal da nossa consciência é quem deve nos julgar. Entretanto, o próprio Senhor Jesus nos dá algumas dicas: MT 7:16 – por seus frutos os conhecereis – Galatas 6:7 – Não vos enganeis: de Deus não se zomba, porque tudo o que o homem semear, isso ele ceifará – Ezequiel 34:2 e 3: …Ai dos pastores que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura e vos vestis da lã, e degolais o cevado, mas não apascentais as ovelhas. Quem tem ouvidos para ouvir ouça o que o Espírito diz à Igreja!!!

  22. esqueci, e sobretudo DE TER UM DEDO JULGADOR!!!!!

  23. O que devemos faz é orar pela igreja que está muito cheia de crítica e sobretudo julgadora, nunca vi um tempo tão cheio de contenda dentro da igrejas, de dedos julgadores, de faladores, de fofocas, de comentários desnecessário… coisas que são pregadas a todo instante… sinceramente… é de pirar o cabeção… mas eu não sei da verdade, quem sabe é Deus e a mim cabe orar, até por não saber o dia de amanhã e enteder que tudo coopera para aqueles que amam a Deus… olhemos só para o autor e consumador da nossa fé… oremos uns pelos outros… e ao Pastor Ricardo não me interessa saber da verdade… só me interessa orar por sua vida. A PEDAGOGIA DE JESUS É INCLUSÃO… A IGREJA É QUE GOSTA DE EXCLUIR AS PESSOAS… DE COLOCAR O POVO NO BANCO DOS RÉUS… POR ISSO QUANDO ALGUÉM ENTRA E SAÍ DA IGREJA E NÃO FALA COM NINGUÉM É PORQUE TEM MEDO DE QUE SE COMETER QUALQUER ERRO SERÁ EXCLUÍDO, APONTADO E JULGADO. SENHOR ME LIVRE DO DEDO JULGADOR!!!!
    Paz,
    Maristhela Santos.

    • Faço minha as suas palavras.
      A Bíblia é rica em histórias assim. Se até Jesus foi trocado por Barrabás…

  24. A graça e a paz de Jesus Cristo queridos, concordo com os que declaram que não devemos julgar, a biblia nos manda orar pelas autoridade, e ele é uma autoridade Espiritual, creio que devemos orar, já temos um acusador de plantão e como irmãos em Cristo que possamos não lançar pedras, não existe nada em oculto que não seja revelado, o nosso Deus de tudo sabe, o que plantamos colheremos sabemos disso, que nos coloquemos diante de Deus somente como intercessores pela vida do Pastor Ricardo e ressalva já fui muito abençoada por suas pregações pela manhã de sábado na tv….Pastor Ricardo que Deus na sua infinita misericórdia fortaleça teu coração,e ainda como àrvore cortada e ferida, que ao cheiro das àguas do trono de Deus possas se renovado em nome de Jesus!

  25. Com cerrteza tramaram de forma clara contra a pessoa do Pr. Ricardo, a intimidade com Deus e a busca pela presença do Senhor é real na vida do Pastor, apenas conhecer um pouco da história dele já seria de grande valia para os julgadores. Com certeza a palavra do Senhor nos alerta que nesse mundo teriamos aflições, mas devemos ter bom animo, e termos Jesus como espelho, pois apesar de toda a dificuldade Ele venceu o mundo!

  26. senti muita falta das pregaçoes do pastor ricardo, porque acho ele muito sabio na palavra de Deus.

    • Oi sou Daniane. Gosto Muito de Ouvir o Pastor Ricardo pregar .. Deus usa ele tremendamente.

  27. Conheci o Pr. Ricardo assistindo-o aos sábados na Rede Super. Deus falou muito comigo através das suas pregações. Encontrei este blog enquanto procurava por notícias dele na internet. Também sou pastor, não com tanta bagagem como ele, e penso que preciso orar mais… pelo Pr.Ricardo, orar pelos pastores, orar pela igreja, orar por mim… orar… orar… “e quem julga estar de pé, cuide para que não caia” 1Co.10:12 Que haja arrependimento, que haja cura, que haja amor, que haja paz!

  28. Não estou aqui para julgar ninguem. Quem julga é Deus, no céu, e a justiça, na terra. Quando o ministro Hargreves foi alvo de investigação no Governo Itamar ele se afastou do cargo até que se apurasse. Como não conseguiram incrimina-lo ele voltou e terminou sua gestão. Entendo que esta deveria ser a atitude de um Pastor. Principalmente que há condenações em duplo grau de jurisidição. Obrigado pelo espaço e pela oportunidade de expressão.

  29. Marcelo Mesquita Said e Camila Ornelas Said : “pessoas não nascem ridículas”. Muito fácil sair atirando pedras sem se dar o trabalho de ir saber o que realmente se passa. Que espécie de “cristão” temos dentro das igrejas? Que se prestam a chegar perto da cova só p jogar mais um montinho de terra, mas não sabem chegar perto da pessoa e perguntar se ela quer uma mãozinha p sair de lá? Observar os acontencimentos de longe e formar opniões sem comprometimento é muito fácil.

  30. Frequento a IBCB desde que cheguei a Brasília em 2006, não tenho nenhuma intimidade com o Pr Ricardo.
    E fico muito tranquilo em fazer meu comentário sobre tudo que esta acontecendo. Primeiro, se o Pr fez alguma coisa que desagrada a DEUS, é se arrepender em espírito e em verdade, confessar e pedir perdão a DEUS, e seguir seu caminho em Cristo Jesus sem voltar a cometer os mesmos erros. Espero que o povo de DEUS esteja orando pelo Pr Ricardo e não o condenando.
    E que DEUS continue abençoando a IBCB.

  31. Sou da Central desde crianca e sinto muita vergonha pelo pastor Ricardo, pois se ele nao tem vergonha de tudo que fez, eu tenho por ele. Deus e muito misericordioso e capaz de perdoa-lo e jogar no lago do esquecimento todos seus pecados, mas o primeiro passo e assumir. Nao deixo de ir a igreja, muito menos falo mal dele, mas nao posso fechar meus olhos para a podridao que esta acontecendo, Deus e traquilidade, paz, verdade e equilibrio. Eu nao o acuso, mas infelizmente nao posso defender uma pessoa adulta que alega nao saber que estava metido em politica, jogo de interesse, busca pelo poder, dinheiro. Pastor tem uma funcao e esta funcao esta muito clara na Biblia. Espero do fundo do meu coracao que o pastor volte-se a Deus de corpo e alma e passe a cumprir sua funcao, unicamente. Irmaos nao me entedam mal, mas se pareci rude e porque penso diferente de voces.
    Um grande beijo
    Fique com Deus!

    • O espaço é democrático. Mensagens com ofensas serão descartadas! Fique à vontade para participar. Obrigada pela visita e comentário.

  32. Jesus acolhia os pecadores, os hipócritas ele repudiava.

    TJDFT mantém condenação contra ex-dirigentes da Codeplan e ICS

    O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) manteve a condenação de ex-dirigentes da Companhia de Desenvolvimento do Planalto Central (Codeplan) e o extinto Instituto Candango de Solidariedade (ICS) por improbidade administrativa. De acordo com o Ministério Público do DF, Durval Barbosa Rogrigues, ex-presidente da Codeplan, Lázaro Severo Rocha, ex-presidente do ICS, José Gomes Pinheiro Neto, Ricardo Lima Espíndola e Carlos Eduardo Bastos Nono respondem ao processo.

    A condenação em segunda instância ocorreu nesta segunda-feira (26/4) e não cabe mais recurso a este Tribunal. Os réus terão que devolver mais de R$ 5 milhões aos cofres públicos.

    Histórico
    O MPDF moveu uma Ação Civil contra a Codeplan e o ICS por conta da denúncia referente a um contrato, feito em 2005, entre Codeplan e ICS, para prestação de serviços, compras e locações de equipamentos. A parceria não foi feita por meio de licitação. A contratação causou prejuízo de mais de R$ 2 milhões.

    Em primeira instância, a decisão do juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal era que os acusados devolvessem o valor do prejuízo aos cofres públicos. Além disso, eles teriam que pagar uma multa de duas vezes o valor do dano, ou seja, seria cobrado cerca de R$ 6 mi. Os envolvidos perderiam, ainda, as funções públicas, estariam proibidos de contratar ou receber incentivos fiscais ou creditícios em nome próprio ou de empresas, nas quais sejam sócios majoritários.

    Após contestação dos acusados, a decisão em segunda instância é a devolução do prejuízo acrescido de multa no mesmo valor, metade do valor decidido em primeira instância. Segundo a assessoria de imprensa do TJDFT, as alegações dos réus não foram suficientes para a retirada da responsabilidade dos acusados.

    De acordo com a assessoria do Supremo Tribunal Federal (STF), os acusados ainda poderão entrar com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com recurso extraordinário no Supremo.

    Mais acusações
    Mais um processo referente a outro Contrato de Gestão, firmado entre a Codeplan e o ICS, aguarda prazo para recurso. Neste, os acusados terão que ressarcir o Governo do Distrito Federal (GDF) em mais de R$ 9 milhões.

    A reportagem do correiobraziliense.com.br entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Codeplan, no entanto não obteve um retorno. Depois da extinção do ISC, o GDF diz não ter responsabilidade pela organização e não sabe informar quem responde por ela.
    fonte: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/04/27/cidades,i=189021/TJDFT+MANTEM+CONDENACAO+CONTRA+EX+DIRIGENTES+DA+CODEPLAN+E+ICS.shtml

    • O espaço é democrático! Comentários com baixaria serão enviados para a lixeira.

  33. Olá Flávia, Parabéns pela coragem em abordar esse tema e a se posicionar diante de tudo o que aconteceu. Existem pessoas oportunistas e maldosas, que aguardam somente uma brecha para atacarem. No meio cristão isso não deveria ser uma verdade, mas infelizmente acontece e temos que estar sempre vigilantes!

    • Pura verdade, Matheus! Uma vez um pastor ministrou na Central que existem pessoas do “mundão” que servem e são muito mais “exemplo”, para as pessoas, do que os próprios irmãos que estão dentro da Igreja. Eu tenho certeza disso. Tenho amigos de várias “tribos” e não tenho preconceito com nada. Deus ama todas as pessoas. A única coisa que Ele abomina e não aceita mesmo é o pecado, mas nunca vi Jesus Cristo falar mal ou inventar coisas a respeito de alguém por conta do que uma pessoa é ou deixa de ser. Já vi cada coisa dentro da igreja que não vale nem a pena comentar. Se nem Deus lembra do passado de alguém, porque eu deveria fazer isso, não é? Melhor mesmo é orar e vigiar. Foi isso que Jesus Cristo me ensinou e muitos deveriam fazer. A paz do Senhor esteja contigo.

      • Deus nos deu dons, para serem usados conforme a sua Palavra. O dom da palavra é um deles. Sinceramente, não o conheço, mas presenciei um cena digna da Justiça de Deus!!! Então certo ou errado, o que tenho orado e intercedido junto ao Pai é por justiça. Que Deus, realmente, abra os olhos de seu povo, e faça as máscaras cairem. E que haja tempo para pedir perdão!!!


Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.516 outros seguidores

